Nossa casa é na árvore
“ O meu pai também ajudou a fazer a casinha. Brincamos dentro dela, no escorregador e nos balanços. Todos gostam de brincar na casinha.
Vitória Amaral da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da vontade das crianças brincarem subindo nas árvores do pátio da escola. A Pergunta Exploratória sugerida pelas próprias crianças foi: O que podemos fazer para brincar, subir e descer em árvores sem se machucar? A Expedição foi organizada no pátio da escola, onde os alunos puderam observar, avaliar e escolher uma árvore que contemple a construção da casa.
Objetivos
Contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras: subir, descer, equilíbrio, (socialização – lúdico). Além de ter uma casa na árvore é o sonho das crianças da Pré-Escola porque precisam e querem brincar.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* É bom brincar em árvores;
* É saudável e prazeroso brincar de casinha;
* Trabalha com a imaginação e lúdico;
* Atividades físicas (subir, descer, pular, balançar e equilibrar);
* Uma casa na árvore é muito legal;
* Desenho do projeto da casa por parte das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da pergunta (O que podemos fazer para brincar, subir e descer em árvores sem se machucar?) e vivenciada a expedição, a professora, em conjunto com os alunos, concluíram que é muito importante a construção de uma casa na árvore. Dessa forma, o título do projeto escolhido pelas crianças foi: “Nossa casa é na árvore!”