Classificação: ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Nossa casa é na árvore O meu pai também ajudou a fazer a casinha. Brincamos dentro dela, no escorregador e nos balanços. Todos gostam de brincar na casinha.
Vitória Amaral da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir da vontade das crianças brincarem subindo nas árvores do pátio da escola. A Pergunta Exploratória sugerida pelas próprias crianças foi: O que podemos fazer para brincar, subir e descer em árvores sem se machucar? A Expedição foi organizada no pátio da escola, onde os alunos puderam observar, avaliar e escolher uma árvore que contemple a construção da casa.

Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras: subir, descer, equilíbrio, (socialização – lúdico). Além de ter uma casa na árvore é o sonho das crianças da Pré-Escola porque precisam e querem brincar.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* É bom brincar em árvores;

* É saudável e prazeroso brincar de casinha;

* Trabalha com a imaginação e lúdico;

* Atividades físicas (subir, descer, pular, balançar e equilibrar);

* Uma casa na árvore é muito legal;

* Desenho do projeto da casa por parte das crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da pergunta (O que podemos fazer para brincar, subir e descer em árvores sem se machucar?) e vivenciada a expedição, a professora, em conjunto com os alunos, concluíram que é muito importante a construção de uma casa na árvore. Dessa forma, o título do projeto escolhido pelas crianças foi: “Nossa casa é na árvore!”

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Flora

Diretor
Ivoneti da Silva Bozza

Turma
Pré-Escola

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTA MARIA

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Ter uma “casa” para brincar é muito importante para a educação infantil da escola, pois é o primeiro contato dos alunos com a escola, sua segunda casa, portanto ter um lugar aconchegante e estimulador, onde os alunos possam brincar, subir, escorregar, pular, de maneira segura e pedagógica auxiliando no desenvolvimento de suas potencialidades.
Eloina Holweg Pavão | Professor(a)