Brincar e Aprender com os Blocos Lógicos: a formação do Pensamento Lógico em crianças do Maternal
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na própria escola, através do Projeto de Sondagem desenvolvido com a turma do Maternal no primeiro mês de aula. Por meio desse Projeto pode-se conhecer os interesses e conhecimentos prévios dos pequenos educandos de três anos de idade. Nesse sentido, como ficou evidente o interesse da turma pelas cores e pelas formas geométricas, as seguintes perguntas foras lançadas: Quais são as formas geométricas? Tu sabes identificar cada cor específica?
Objetivos
Através do encantamento que o lúdico propicia, por meio dos Blocos Lógicos, fomentar a formação do pensamento lógico-matemático em crianças do maternal, aprofundando as suas noções das formas geométricas, bem como das cores primárias.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem é formada pelos pais, professores, alunos e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Quais são as formas geométricas? Formas geométricas: retângulo, quadrado, círculo e triângulo (saber identificar e nomear adequadamente). Atividades didático-pedagógicas lúdicas e direcionadas: “O que há na bolsa?”
* Quais são as cores? Cores: azul, amarelo, vermelho (saber identificar e nomear adequadamente). Atividades didático-pedagógicas lúdicas e direcionadas: “O salta poças”.
* Diferentes atributos (grosso/fino; grande/pequeno). Saber identificar, diferenciar e nomear adequadamente os atributos: grosso/fino; grande/pequeno. Atividades didático-pedagógicas lúdicas e direcionadas: “O cozido”; “Jogo do encruzamento”.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Uma assembleia foi realizada com as crianças a fim de discutir com elas o andamento do projeto, bem como o que vamos aprender com ele. Também foi realizada uma reunião com os pais e mães dos educandos do maternal com a intenção de destacar os pontos mais importantes do projeto, sejam eles: objetivos e conceitos fundamentais que as crianças irão aprender com o projeto. Além do mais, destacou-se ao pais/mães a relevância da parceria deles no Projeto para que tenhamos sucesso pleno.