Horta Escolar
Expedição Investigativa
A turma saiu para uma caminhada observando as casas que tem jardim e horta, quais as principais flores e verduras plantadas.
No mesmo dia, foi visitada a residência do Sr Renato Cassol, momento em que eles observaram uma imensa variedade de verduras e flores e o minhocário, ouvindo também todo o relato de montagem, cuidados e manutenção do mesmo.
Objetivos
Conscientizar a Comunidade Escolar e local quanto a importância do projeto “ Horta Escolar” como laboratório vivo de consciência pública, voltada a educação alimentar e a preservação ambiental
Comunidade de Aprendizagem
Sicredi
Secretaria Municipal de Educação
Família: orientações
Marcelino Siqueira – Visita Orientada
Ivo dos Santos – Zelador da escola
Equipe diretiva
Articulação com o currículo
Matemática: sistema monetário e sistema de medidas;
Ciências: oxigenação do solo; plantio; adubos orgânicos; alimentação; anelídeos;
Geografia: relações de consumo; Camadas da terra e tipos de solo
Português: Gêneros textuais relacionados ao tema; relatório das fases do projeto
Educação artística: Vasos freáticos com material reciclado
Língua Inglesa: Minhoca californiana (origem, características, comparativos...), Produtos orgânicos: produção e consumo nos países que falam língua inglesa
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em sala de aula os alunos relataram que existem muitas residências na Vila Brasília que produzem suas próprias verduras e temperos. Na visita à residência do Sr Renato Cassol o que mais chamou a atenção foi a produção de adubo orgânico com o uso das minhocas e o cultivo das verduras com o adubo, “que sente a terra na mão mais macia”. O grupo definiu que a temática do projeto será a construção de um minhocário e o cultivo de verduras na escola.