Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Hábitos de consumo entre os jovens Adorei este projeto, pois aprendi a pensar no futuro, a controlar os meus gastos e a consumir do jeito certo
Rafael Noll de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos entrevistaram pessoas da comunidade entre 15 e 25 anos, que trabalham em diversos setores do município, foram computados os dados e organizado gráficos para a roda de conversa. Em duplas, foram organizadas as entrevistas, nas quais que serão analisados quais os eletroeletrônicos, confecções e acessórios adquiridos levando em consideração a marca, preço e qualidade. Na visita ao Sicredi cada aluno fez seu Relatório sobre as orientações quanto a Matemática Financeira.

Objetivos

Que os alunos reflitam sobre como nossos hábitos consumistas podem influenciar na nossa qualidade de vida, desenvolvendo trabalhos que levam a mudanças de atitudes nas pessoas, principalmente conscientizar os jovens e a comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

• Alunos do 9º ano
• Pessoas da comunidade (na participação das entrevistas)
• Pessoas do comércio (participação das entrevistas)
• Fabrício Barboza e Alessandra Gradaski Rochemback (Sicredi – palestra sobre Matemática financeira / Valorização do estudo e importância para vida profissional)
• Maruen Klein (projeto Jovem Aprendiz e experiência profissional na área de Administração)
• Funcionários
• Professores participantes do projeto

Articulação com o currículo

Filosofia: Consumo, logo existo; Razão instrumental ; Manipulação midiática; Valores estanques e vazios; Dominação e padronização; Indústria cultural (Adorno e Horkheimer); Alienação no consumo;
Língua Portuguesa: Publicidade infantil – vídeo e produção textual; Gênero textual – propaganda; Produção textual partindo da visita o Sicredi; Consumismo como fator positivo nas mídias e tecnologia Ensino Religioso: Paralelo entre Ser e Ter Geografia: Sociedade de consumo; Consumismo e sustentabilidade; a função das profissões citadas no mercado de trabalho (encontro com administrador, contador e economista) Matemática: Dados importantes de cada profissão) – montagem de um paralelo; Educação artística: Produção de artesanato através de material alternativo Inglês: Consumismo de marcas estrangeiras; A importância da Língua Estrangeira para o mercado de trabalho; Moeda

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos relataram como foram as entrevistas e apresentaram os resultados das mesmas. Dentre os assuntos destacou-se: como entrar no campo de trabalho, a importância do estudo para conseguir um emprego, o funcionamento do Programa Jovem Aprendiz e o estágio remunerado. Durante a análise dos dados das entrevistas surgiu o interesse nas profissões ligadas à economia (Ciências Contábeis, Administração e Economia). Após todo o levantamento houve a aprovação da temática do projeto.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Presidente Costa e Silva

Diretor
Carlos Cezar Cassel

Turma
9º ano

Número de alunos
8

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
A temática do projeto foi escolhida pelos alunos. Quanto aos alunos que se envolveram pode-se dizer que aproveitaram a temática para identificar-se com alguma profissão ligada a área financeira.
Rosana Pecinin | Professor(a)