A escola que eu tenho, a escola que eu quero
Expedição Investigativa
As professoras organizaram grupos de alunos para observarem como os colegas se comportavam no pátio da escola, no horário de recreio.
Eles observaram que havia grupos de alunos que corriam, brincavam e conversavam; e havia também grupos que corriam atropelando colegas, que respondiam com medo ou com agressividade, enquanto outros jogavam papel no chão.
Objetivos
Propiciar situações em que os alunos percebam o seu próprio modo de agir com a comunidade escolar e, por meio de reflexões, melhorar a convivência.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais dos alunos foram convidados a compartilhar suas experiências escolares. As professoras convidaram uma psicóloga para um “bate-papo” com as crianças, com a finalidade de encaminhá-las à reflexão sobre o comportamento observado. Ela sugeriu que os próprios alunos descrevessem as mudanças necessárias para a melhoria do convívio na comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: relatos orais, depoimentos e reflexões, registro
e relatório das observações
História: pesquisa com os familiares sobre como era o comportamento escolar deles. Relato de experiências de membros da comunidade, identidade
Ciências: meio ambiente
Artes: ilustrações, produção de cartazes
Matemática: tabelas e gráficos
Educação Física: brincadeiras desenvolvidas pelos pais em sua idade escolar