Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
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Projeto

A escola que eu tenho, a escola que eu quero
Expedição Investigativa

As professoras organizaram grupos de alunos para observarem como
os colegas se comportavam no pátio da escola, no horário de recreio.
Eles observaram que havia grupos de alunos que corriam, brincavam
e conversavam; e havia também grupos que corriam atropelando colegas, que respondiam com medo ou com agressividade, enquanto
outros jogavam papel no chão.

Objetivos

Propiciar situações em que os alunos percebam o seu próprio modo de agir com a comunidade escolar e, por meio de reflexões, melhorar a convivência.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais dos alunos foram convidados a compartilhar suas experiências
escolares. As professoras convidaram uma psicóloga para um “bate-papo” com as crianças, com a finalidade de encaminhá-las à reflexão sobre o comportamento observado. Ela sugeriu que os próprios alunos descrevessem as mudanças necessárias para a melhoria do convívio na comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: relatos orais, depoimentos e reflexões, registro
e relatório das observações
História: pesquisa com os familiares sobre como era o comportamento escolar deles. Relato de experiências de membros da comunidade, identidade
Ciências: meio ambiente
Artes: ilustrações, produção de cartazes
Matemática: tabelas e gráficos
Educação Física: brincadeiras desenvolvidas pelos pais em sua idade escolar


Ficha Técnica
Escola
EMEF Professor Carmelino José Dalsenter

Turma
4ºs anos A, B, C e D

Número de alunos
92

Educadores
Ana Lúcia Faléco, Maria Lucia P. B. Chaves, Suely B. Barbosa e Vivian D. C. Ricz

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
DEC (Divisão de Educação e Cultura) e SICREDI

O trabalho com o projeto tem como finalidade propiciar aos alunos a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e comportamentos perante a
comunidade escolar, levando-os a desenvolver seu pensamento crítico como membro atuante e capaz de modificar os comportamentos não desejáveis no espaço escolar.