A arte de cantar e encantar
“ Durante a confecção do brinquedo meu filho não participou muito porque precisava cortar. Depois de pronto ele gostou muito, brincou e teve muito interesse.
Greici Marchioro | responsável
Expedição Investigativa
Realizamos a expedição investigativa na sala de brinquedos do próprio CMEI, pelo fato de serem crianças de até um ano e seis meses. Foram oferecidos para os alunos diversos brinquedos, como livros sonoros, bonecas, carrinhos, instrumentos musicais, entre outros. Durante as brincadeiras, observamos que o que mais chamou a atenção foi a bandinha musical, as crianças manipularam os instrumentos demonstrando interesse pelo barulho/som.
Objetivos
Desenvolver as funções cognitivas e motoras através de materiais e brincadeiras que podemos utilizar e realizar na sala de brinquedo.
Comunidade de Aprendizagem
Em um primeiro momento convidamos um professor de música da banda municipal para trazer instrumentos musicais e cantar com as crianças. Também convidamos pais que tocam para virem fazer uma apresentação e interagir com os alunos. Em outro momento foi solicitada a confecção de um instrumento musical com a família.
Articulação com o currículo
Movimentos fundamentais: engatinhar, sentar, andar, arrastar- se
Conhecimento do próprio corpo: gestos, sensações e exploração de suas partes
Fontes sonoras: corporal, culturais, da natureza e artificiais
Gêneros musicais: músicas infantis
Elementos que compõem o som: altura, intensidade, densidade, duração.