Classificação: Musicalização
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A arte de cantar e encantar Durante a confecção do brinquedo meu filho não participou muito porque precisava cortar. Depois de pronto ele gostou muito, brincou e teve muito interesse.
Greici Marchioro | responsável
Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa na sala de brinquedos do próprio CMEI, pelo fato de serem crianças de até um ano e seis meses. Foram oferecidos para os alunos diversos brinquedos, como livros sonoros, bonecas, carrinhos, instrumentos musicais, entre outros. Durante as brincadeiras, observamos que o que mais chamou a atenção foi a bandinha musical, as crianças manipularam os instrumentos demonstrando interesse pelo barulho/som.

Objetivos

Desenvolver as funções cognitivas e motoras através de materiais e brincadeiras que podemos utilizar e realizar na sala de brinquedo.

Comunidade de Aprendizagem

Em um primeiro momento convidamos um professor de música da banda municipal para trazer instrumentos musicais e cantar com as crianças. Também convidamos pais que tocam para virem fazer uma apresentação e interagir com os alunos. Em outro momento foi solicitada a confecção de um instrumento musical com a família.

Articulação com o currículo

Movimentos fundamentais: engatinhar, sentar, andar, arrastar- se
Conhecimento do próprio corpo: gestos, sensações e exploração de suas partes
Fontes sonoras: corporal, culturais, da natureza e artificiais
Gêneros musicais: músicas infantis
Elementos que compõem o som: altura, intensidade, densidade, duração.


Ficha Técnica
Escola
Escola CMEI- Casinha Feliz

Diretor
Graciela Mariza Schwambach

Turma
Berçário II

Número de alunos
16

Educadores
Adriane Wengrat, Daniele Carolina Celant e Juliana Fernanda de Souza.

Estado
Paraná

Município
Maripá

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARIPA

Assessoria Pedagógica
Graciela Mariza Schwambach
Observa-se que a partir do Projeto de Musicalização vários estímulos são despertados nas crianças, por meio destes transmitem sensações e desejos. Percebe-se que as crianças gostam, pois é através da música que os alunos expressam suas vontades: gritar, pular, correr. E assim, de forma direta, desenvolvem melhor o vocabulário.
Juliana Fernanda de Souza | Professor(a)