Classificação: Alimentação saudável
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Alimentação saudável O projeto foi muito importante porque desde criança é necessário ter uma alimentação saudável para que se desenvolvam bem, fisicamente e
intelectualmente, para que depois de adultos estejam em seu peso ideal e com uma saúde plena, isso depende muito do hábito alimentar.
Dielise M. Franciosi | responsável
Expedição Investigativa

No dia 28 de abril de 2015 visitamos a horta de Seu João Câmpara em Mariópolis e, pelo caminho, as crianças foram observando tudo, muito animadas. Lá, na sombra de um pé de figo, Seu João nos concedeu um depoimento que ampliou o nosso conhecimento.

Objetivos

Compreender o processo da produção dos alimentos até chegar à nossa mesa, buscando valorizar os bons hábitos e perceber que devemos mudar aqueles que não beneficiam nossa saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com a nutricionista, que esteve na escola e falou sobre a alimentação saudável. Ela foi montando a pirâmide dos alimentos no concreto com a participação dos alunos. Colaboração da merendeira escolar, que preparava o lanche da escola com receitas de sopa e vitamina enquanto os alunos observavam.

Articulação com o currículo

Português: textos informativos, poesias, formação de frases, palavras, tentativas de escrita, cruzadinhas, acrósticos, leitura e produção de texto coletivo
Matemática: construção de situações-problema, medidas, operações
Ciências: partes e funções das plantas, construção da pirâmide alimentar


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Eduardo Machado

Diretor
Raquel Ghelen

Turma
Classe Especial “A” e “B” e 1º Ano “B”

Número de alunos
40

Educadores
Simone S. Scalco, Rojane Biondo e Inez Machado

Estado
Paraná

Município
Mariópolis

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIOPOLIS

Apoiadores
Sicredi e Prefeitura Municipal

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
O projeto despertou nos alunos a atenção ao se alimentar na escola e em casa, escolhendo mais frutas, legumes e verduras. Também notamos uma boa participação nas atividades desenvolvidas. Algumas crianças comentaram que seus familiares construíram uma horta para a família com verduras e temperos.
Inez F. F. Machado, Simone S. Scalco e Rojane Biondo | Professor(a)