Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Movimentos de criança Foi muito legal, meu pai contou que quando era menino não tinha tantos brinquedos, mas que brincavam muito com o que tinham, madeiras, palha, tampinhas, latas.
Jerson Angelo Vivian | aluno(a)
Expedição Investigativa

A investigação científica aconteceu por meio de pesquisa, na qual as crianças tiveram a tarefa de reunir a família e perguntar como brincavam seus pais. Com base na investigação, foram orientadas a procurar recursos alternativos para construir seus próprios brinquedos. Foi proporcionado um momento onde puderam explorar os brinquedos no parquinho da escola, em seguida foi organizada uma exposição dos mesmos.

Objetivos

O nosso objetivo nesse projeto foi resgatar brinquedos e brincadeiras das famílias, fortalecendo as relações familiares.

Comunidade de Aprendizagem

Entramos em contato com as famílias formando parcerias no sentido de acompanhar o trabalho desenvolvido em sala e contribuir na confecção dos brinquedos e relato de como brincavam na infância.

Articulação com o currículo

Identidade e Autonomia: escolher diferentes brinquedos, objetos e espaços para brincar. Perceber como um indivíduo é capaz de expressar-se, realizar ações cotidianas, tanto no individual quanto no coletivo, respeitando e interagindo com regras
Natureza e Sociedade: valorização dos recursos e materiais alternativos; Matemática: manusear materiais alternativos (sucatas, brinquedos), observando suas possibilidades associativas de construção
Linguagem Oral e Escrita: desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação.


Ficha Técnica
Escola
Colégio SESI-Educação Infantil- Francisco Beltrão

Diretor
Myrna Estella Mendes Maciel

Turma
Pré I e Pré II

Número de alunos
43

Educadores
Joice Andrade Preuss e Silvia Trevisan Sica

Estado
Paraná

Município
Francisco Beltrão

Cooperativa
SICREDI IGUAÇU PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO FRANCISCO BELTRAO

Percebi o envolvimento das crianças, o entusiasmo e interesse pelo brinquedo construído. A curiosidade movimentou muitos momentos de aula, onde as crianças conversavam entre si trocando informações sobre as brincadeiras e brinquedos do seus pais.
Joice Andrade Preuss | Professor(a)