Movimentos de criança
“ Foi muito legal, meu pai contou que quando era menino não tinha tantos brinquedos, mas que brincavam muito com o que tinham, madeiras, palha, tampinhas, latas.
Jerson Angelo Vivian | aluno(a)
Expedição Investigativa
A investigação científica aconteceu por meio de pesquisa, na qual as crianças tiveram a tarefa de reunir a família e perguntar como brincavam seus pais. Com base na investigação, foram orientadas a procurar recursos alternativos para construir seus próprios brinquedos. Foi proporcionado um momento onde puderam explorar os brinquedos no parquinho da escola, em seguida foi organizada uma exposição dos mesmos.
Objetivos
O nosso objetivo nesse projeto foi resgatar brinquedos e brincadeiras das famílias, fortalecendo as relações familiares.
Comunidade de Aprendizagem
Entramos em contato com as famílias formando parcerias no sentido de acompanhar o trabalho desenvolvido em sala e contribuir na confecção dos brinquedos e relato de como brincavam na infância.
Articulação com o currículo
Identidade e Autonomia: escolher diferentes brinquedos, objetos e espaços para brincar. Perceber como um indivíduo é capaz de expressar-se, realizar ações cotidianas, tanto no individual quanto no coletivo, respeitando e interagindo com regras
Natureza e Sociedade: valorização dos recursos e materiais alternativos; Matemática: manusear materiais alternativos (sucatas, brinquedos), observando suas possibilidades associativas de construção
Linguagem Oral e Escrita: desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação.