ÁGUA: FONTE DE VIDA
“ Você acha que o Arroio da Columbia é poluído? Por quê?
“Sim, pois muitos esgotos das casas caem no nosso arroio”
Victor | aluno(a)
Expedição Investigativa
Partindo de uma expedição investigativa pela comunidade, nos chamou a atenção um córrego que passa próximo à escola e a captação de água através de um poço em determinada residência pela qual passamos. Com isso surgiu à ideia de buscar mais conhecimento a respeito da água que é utilizada na comunidade na qual nossa escola está inserida.
Objetivos
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável á vida no planeta, a fim de conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo assim para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso da água em toda comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto buscou ajuda da comunidade escolar e também de moradores do bairro e empresas próximas para adquirir os materiais para a construção da cisterna.O trabalho de construção da cisterna foi realizado pelos pais dos alunos e ACPM da escola. Todos envolveram-se de forma de cooperativa a fim de contribuir com o ambiente e a escola.
Apoiadores do Projeto:
Articulação com o currículo
“A água que utilizamos na nossa comunidade Nova Colúmbia vem de onde?”
• Explorar o ambiente, oportunizando o relacionamento com outras pessoas, com animais, plantas e objetos diversos, estimulando a curiosidade e o interesse, e valorizando a importância da natureza para a preservação das espécies e para a qualidade da vida.
• Vivenciar experiências e interagir num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
• Possibilitar o desenvolvimento integral da criança através da promoção de situações de interação consigo e com o outro em que se perceba como indivíduo capaz de pensar, sentir e solucionar problemas e, assim, construir sua identidade valorizando suas capacidades e habilidades, sua história e a do outro; adquirindo consciência de sua importância no contexto familiar, escolar e no mundo.