Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Os símbolos do nosso dia a dia
Expedição Investigativa

Escolhido o local da expedição, já senti o entusiasmo da turma, visto que, a maioria não conhecia tal lugar. Chegando lá, a empolgação se confirmou e foi preciso acalmá-los para que escutassem o professor de Historia Andrio Sander, onde, num pequeno relato contou a importância da Estação Férrea na história da formação do município. Cada criança, do seu modo registrou informações que serviriam de suporte para responder a pergunta exploratória: O que lembra nosso município nesse local?

Objetivos

Conhecer os símbolos presentes no município percebendo sua relevância a partir de seus significados, identificando outros símbolos que fazem parte de nossa vida.

Comunidade de Aprendizagem

Dr. Valdir Pinto: Realização da roda de conversa sobre a História da Estação Férrea do município.
Nara Martins (diretora): Entrevista para descobrir símbolos que representam a escola
Pais: Relatar e relacionar símbolos significativos na vida de sua família
SMEC: Transporte de pessoas entrevistadas

Articulação com o currículo

Pesquisa sobre o símbolo da estação Férrea

História : Origem e significado dos símbolo, Estação Férrea na história da formação do município, Símbolos Municipais, Relação entre Estação Férrea e o símbolo que constitui a representação do município, Linha de tempo com fatos importantes do município, Símbolos Nacionais ;

Geografia : Formação do município, localização, Meios de orientação ;

Português : Leitura, Gêneros textuais, Produção textual, Interpretação, Ortografia;

Matemática Visitas, localização e caminhos, Localização por coordenadas, números naturais, Situações problemas com dados referentes as datas de fatos ocorridos no município. Ordem crescente e decrescente, Composição e decomposição de números, Reta numérica, Figuras Geométricas

Artes : As cores do município, Produção de desenhos dos símbolos municipais;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em roda de conversa, retomamos os aspectos mais relevantes da expedição. Solicitei então que colocassem no quadro o que mais havia chamado a sua atenção naquele local.
Registraram:as paredes antigas, o piso, o símbolo na parede externa do prédio
Feito isso expliquei que, de todos esses itens, tínhamos que escolher um para ser nosso objeto de estudo e, partindo dele, gerar nosso projeto. Para surpresa, o item mais votado foi os símbolos;


Ficha Técnica
Escola
EMEF Marcos José Zanella

Diretor
Nara Martins

Turma
4º Ano

Número de alunos
13

Educadores
Jussara Silveira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Unistalda

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE UNISTALDA

Trabalhar com projetos é sempre interessante, mais ainda quando este é gerado pela própria turma, partindo do interesse dos alunos, percebendo-se claramente o envolvimento significativo de todos atingindo o objetivo proposto.
Desde a primeira atividade, eles estiveram presentes e interessados, realizando as ações dentro do cronograma previsto. A aprendizagem significativa com resultados reais , nos mostra que quando as atividades são atrativas, há construção do saber.
Jussara Silveira | Professor(a)