Ler, imaginar, criar e transformar meu mundo
“ Aprendi a importância de um ajudar o outro, do trabalho em equipe, por isso me senti muito feliz e satisfeita por ter o meu trabalho reconhecido.
Vitória Martins Müller | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa se deu na visitação à biblioteca pública, além de exibição dos filmes “O carteiro e o Poeta”, Quintana Anjo Poeta e também pela Oficina de Linguagem Poética em Rede com o objetivo de aproximar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com as atitudes literárias propostas no decorrer do projeto. A pergunta a Expedição foi: Os alunos estão tendo habilidades e competências para leitura e produção escrita?
Objetivos
Despertar o prazer pela leitura e escrita como forma de desenvolver o potencial cognitivo e criativo dos educandos através do estudo e produção de poesias.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Expedição Investigativa: visitação na biblioteca pública e filme: Língua Portuguesa.
* Visitação de um Professor de Letras para dinâmicas de grupo: Língua Portuguesa.
* Construção da árvore da leitura: Língua Portuguesa.
* Uma geladeira velha, em que a Professora de Artes pintará de branco e com a Professora de Língua Portuguesa e História, os alunos escreverão poemas em volta da mesma e dentro da mesma colocar bilhetes ou cartas de uma turma para outra: Língua Portuguesa, Artes e História.
* Realização da Oficina de Linguagem Poética em Rede com Professores convidados. Leitura de material relacionado: Informática. Língua Portuguesa, História e Artes.
* Reconhecimento do gênero poesia: Língua Portuguesa, História.
* Produção do material (textos periódicos): Língua Portuguesa, História e Artes.
* Construção final (livro): Língua Portuguesa, História e Artes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um Conselho de Grupo com os alunos que possibilitou a definição de ações que visam tornar a linguagem, poesia histórica acessível e prazerosa aos alunos. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Ler, imaginar, criar e transformar meu mundo!”.