Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler, imaginar, criar e transformar meu mundo Aprendi a importância de um ajudar o outro, do trabalho em equipe, por isso me senti muito feliz e satisfeita por ter o meu trabalho reconhecido.
Vitória Martins Müller | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa se deu na visitação à biblioteca pública, além de exibição dos filmes “O carteiro e o Poeta”, Quintana Anjo Poeta e também pela Oficina de Linguagem Poética em Rede com o objetivo de aproximar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com as atitudes literárias propostas no decorrer do projeto. A pergunta a Expedição foi: Os alunos estão tendo habilidades e competências para leitura e produção escrita?

Objetivos

Despertar o prazer pela leitura e escrita como forma de desenvolver o potencial cognitivo e criativo dos educandos através do estudo e produção de poesias.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Expedição Investigativa: visitação na biblioteca pública e filme: Língua Portuguesa.

* Visitação de um Professor de Letras para dinâmicas de grupo: Língua Portuguesa.

* Construção da árvore da leitura: Língua Portuguesa.

* Uma geladeira velha, em que a Professora de Artes pintará de branco e com a Professora de Língua Portuguesa e História, os alunos escreverão poemas em volta da mesma e dentro da mesma colocar bilhetes ou cartas de uma turma para outra: Língua Portuguesa, Artes e História.

* Realização da Oficina de Linguagem Poética em Rede com Professores convidados. Leitura de material relacionado: Informática. Língua Portuguesa, História e Artes.

* Reconhecimento do gênero poesia: Língua Portuguesa, História.

* Produção do material (textos periódicos): Língua Portuguesa, História e Artes.

* Construção final (livro): Língua Portuguesa, História e Artes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um Conselho de Grupo com os alunos que possibilitou a definição de ações que visam tornar a linguagem, poesia histórica acessível e prazerosa aos alunos. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Ler, imaginar, criar e transformar meu mundo!”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

Diretor
Cesar Luis Bertulini

Turma
6 ano - tarde

Número de alunos
23

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto foi relevante para a Escola, uma vez que teve destaque perante a comunidade, enquanto professora acredito que foi de suma importância a promoção da interdisciplinaridade. Enquanto que para os alunos foi estimulante por terem seus trabalhos divulgados para a comunidade, além de promover um maior entrosamento com a escola.
Eliane Teresinha da Silva | Professor(a)