Jogos e Brincadeiras que estimulam o aprendizado
“ Aprendi que os jogos são importantes para o desenvolvimento da criança, pois ela aprende de forma motivada e significativa, estimulando até quem não gosta de estudar. A parte mais legal do projeto foi a aplicação dos jogos, pois tivemos a experiência de ser professor, nos aproximamos das crianças e ensinamos e aprendemos com elas.
Lucas Machado (8 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa
De posse da Pergunta Exploratória: As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem nas turmas de alfabetização? Os alunos que frequentam as aulas de Relações Humanas realizaram entrevista com professores alfabetizadores da EMEF Francisco Giuliani e visitaram a Brinquedoteca da EMEF Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann a fim de colher as respostas referentes à citada pergunta.
Objetivos
Perceber a importância da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas turmas de alfabetização da escola.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos do quarto ao nono ano que frequentam a disciplina de Relações Humanas que irão desenvolver as atividades propostas; alunos das turmas de alfabetização que serão beneficiados com as atividades do projeto; professores alfabetizadores; funcionários; Equipe Diretiva; pais e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Atividades com jogos educativos;
* Exposição e diálogo sobre o Projeto.
* Entrevista com professor alfabetizador;
* Visitação à Brinquedoteca da EMEF Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann;
* Pesquisa sobre jogos educativos com familiares, professores alfabetizadores e internet.
* Escolha de um jogo educativo para confeccionar;
* Coleta e organização dos materiais para confecção dos jogos.
* Confecção dos jogos durante as aulas de Relações Humanas;
* Pesquisa sobre brincadeiras educativas trazendo familiares e professores para apresentar na escola;
* Continuação da confecção dos jogos, durante as aulas de Relações Humanas;
* Montagem do livro sobre brincadeiras durante as aulas de Relações Humanas;
* Aplicação dos jogos produzidos e das brincadeiras selecionadas nas turmas de alfabetização;
* Exposição dos trabalhos;
* Distribuição dos materiais produzidos nas turmas de alfabetização.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a realização da expedição investigativa, formulação da pergunta exploratória e conforme dados observados e coletados, a professora de Relações Humanas em conjunto com seus alunos concluíram que o tema a ser desenvolvido na área de Relações Humanas será: “Jogos e Brincadeiras que estimulam o aprendizado”.