Classificação: ATIVIDADES LÚDICAS
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Jogos e Brincadeiras que estimulam o aprendizado Aprendi que os jogos são importantes para o desenvolvimento da criança, pois ela aprende de forma motivada e significativa, estimulando até quem não gosta de estudar. A parte mais legal do projeto foi a aplicação dos jogos, pois tivemos a experiência de ser professor, nos aproximamos das crianças e ensinamos e aprendemos com elas.
Lucas Machado (8 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa

De posse da Pergunta Exploratória: As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem nas turmas de alfabetização? Os alunos que frequentam as aulas de Relações Humanas realizaram entrevista com professores alfabetizadores da EMEF Francisco Giuliani e visitaram a Brinquedoteca da EMEF Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann a fim de colher as respostas referentes à citada pergunta.

Objetivos

Perceber a importância da realização de atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas turmas de alfabetização da escola.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos do quarto ao nono ano que frequentam a disciplina de Relações Humanas que irão desenvolver as atividades propostas; alunos das turmas de alfabetização que serão beneficiados com as atividades do projeto; professores alfabetizadores; funcionários; Equipe Diretiva; pais e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Atividades com jogos educativos;

* Exposição e diálogo sobre o Projeto.

* Entrevista com professor alfabetizador;

* Visitação à Brinquedoteca da EMEF Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann;

* Pesquisa sobre jogos educativos com familiares, professores alfabetizadores e internet.

* Escolha de um jogo educativo para confeccionar;

* Coleta e organização dos materiais para confecção dos jogos.

* Confecção dos jogos durante as aulas de Relações Humanas;

* Pesquisa sobre brincadeiras educativas trazendo familiares e professores para apresentar na escola;

* Continuação da confecção dos jogos, durante as aulas de Relações Humanas;

* Montagem do livro sobre brincadeiras durante as aulas de Relações Humanas;

* Aplicação dos jogos produzidos e das brincadeiras selecionadas nas turmas de alfabetização;

* Exposição dos trabalhos;

* Distribuição dos materiais produzidos nas turmas de alfabetização.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a realização da expedição investigativa, formulação da pergunta exploratória e conforme dados observados e coletados, a professora de Relações Humanas em conjunto com seus alunos concluíram que o tema a ser desenvolvido na área de Relações Humanas será: “Jogos e Brincadeiras que estimulam o aprendizado”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

Diretor
Cesar Luis Bertulini

Turma
Relações Humanas

Número de alunos
40

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Durante a realização do projeto os alunos desenvolveram habilidades manuais e intelectuais que favoreceram a socialização na escola, despertaram o espírito de solidariedade, de responsabilidade, e perceberam a importância dos jogos no processo de aprendizagem.
Ieda Romana Altermann Prodorutti | Professor(a)