Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e Meu Bairro
Expedição Investigativa

Ocorreu na residência de um dos alunos.

Pergunta exploratória: O que mais chamou a atenção de vocês neste local?

Objetivos

Verificar tipo de residência, o que se destaca na residência: cultura, animais, costumes, história da família, trânsito, organização das ruas, etc.
Identificar dados pessoais e familiares das crianças;
Conhecer e identificar os membros da família;
Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos familiares;
Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas;
Interpretar gráficos;
Trabalhar o conceito de pertencimento;
Valorizar o espaço urbano.

Comunidade de Aprendizagem

Mãe de Aluno: Maria A. das Dores

Articulação com o currículo

Conhecimento de diferentes espécies de seres vivos (características e necessidades);
Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais;
Formação da família;
MOVIMENTO: expressão corporal; coordenação motora fina e global, recreaçãoe brinquedos, cantos e jogos.
Linguagem: Oralidade - Expressão de desejos, necessidades e opiniões, Relato de experiências vividas, elaboração de perguntase reconto de histórias.
Escrita - Escrita do próprio nome, produção de textos individuais e coletivos, diiferenciar letras de números, diferenciar o desenho da escrita, promover contato com os diferentes gêneros textuais ( contos, notícias, bilhetes, informativos, rótulos e embalagens e outros).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

PROCESSO ASSEMBLEAR: For definidos e apresentado três prováveis nomes do projeto. Sendo eles:
Ambiente familiar;
Conhecendo nossas famílias;
Nossas famílias;
Eu e meu bairro;
No qual dezenove alunos optaram por ambiente familiar e trinta e um por "Eu e Meu Bairro" com isso, definiu-se: "Eu e Meu Bairro".

Ficha Técnica
Escola
Escola Valter Leite Pereira

Turma
Turma I Educação Infantil Pré II

Número de alunos
19

Educadores
Maria Lice Alves Lima

Estado
Mato Grosso

Município
Sorriso

Cooperativa
SICREDI CELEIRO DO MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SORRISO

Assessoria Pedagógica
Ivone Cella da Silva
O projeto iniciou-se a partir da expedição investigativa, onde as crianças foram a pé até a residência dos colegas escolhidos por assembleia, optando pelos alunos que residiam próximo à escola, a fim de observar as ruas, trânsito, tipos de moradia, organização do espaço.
Maria Lice | Professor(a)