Eu e Meu Bairro
Expedição Investigativa
Ocorreu na residência de um dos alunos.
Pergunta exploratória: O que mais chamou a atenção de vocês neste local?
Objetivos
Verificar tipo de residência, o que se destaca na residência: cultura, animais, costumes, história da família, trânsito, organização das ruas, etc.
Identificar dados pessoais e familiares das crianças;
Conhecer e identificar os membros da família;
Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos familiares;
Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas;
Interpretar gráficos;
Trabalhar o conceito de pertencimento;
Valorizar o espaço urbano.
Comunidade de Aprendizagem
Mãe de Aluno: Maria A. das Dores
Articulação com o currículo
Conhecimento de diferentes espécies de seres vivos (características e necessidades);
Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais;
Formação da família;
MOVIMENTO: expressão corporal; coordenação motora fina e global, recreaçãoe brinquedos, cantos e jogos.
Linguagem: Oralidade - Expressão de desejos, necessidades e opiniões, Relato de experiências vividas, elaboração de perguntase reconto de histórias.
Escrita - Escrita do próprio nome, produção de textos individuais e coletivos, diiferenciar letras de números, diferenciar o desenho da escrita, promover contato com os diferentes gêneros textuais ( contos, notícias, bilhetes, informativos, rótulos e embalagens e outros).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
PROCESSO ASSEMBLEAR: For definidos e apresentado três prováveis nomes do projeto. Sendo eles:
Ambiente familiar;
Conhecendo nossas famílias;
Nossas famílias;
Eu e meu bairro;
No qual dezenove alunos optaram por ambiente familiar e trinta e um por "Eu e Meu Bairro" com isso, definiu-se: "Eu e Meu Bairro".