Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As formigas Quando o macho se acasalar com a formiga rainha ele não vai ser mais aceito na colônia e vai morrer. Existem mais de 10 mil espécies de formigas. As folhas apodrecem no formigueiro e se formam fungos.
Alisson Gabriel Almeida Knudsen | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos saíram da escola e no trajeto ao campo já estavam observando pela rua: flores, formigas, pequenos formigueiros, algumas aranhas.
Foram utilizadas lupas, cada aluno com a sua. No campo, que fica a duas quadras da escola, os alunos corriam em direção aos formigueiros. No primeiro encontrado, um aluno pisou no formigueiro e foi possível visualizar várias formigas e ovos, bem como as galerias no interior do mesmo. Havia muitos formigueiros e alguns bem grandes.

Objetivos

Buscar informações sobre o comportamento das formigas, onde elas vivem, o que comem, como nascem, quanto tempo de vida possuem.
Estimular discussões, a imaginação e o respeito a esses animais. Analisar informações e investigar as curiosidades sobre as formigas; Incentivar a cooperação entre a turma.

Comunidade de Aprendizagem

• Andreia, bióloga – roda de conversa curiosidades sobre a formiga
• Envolvimento das famílias nas atividades do projeto.
• Professores e a merendeira da escola que apoiaram nas atividades e execução da receita do bolo;

Articulação com o currículo

• Português: gêneros textuais - fábula, textos informativos, receitas, poesias, vídeo, produção de frases e pequenos textos seguindo um roteiro; ordenar fatos de uma história, palavras-cruzadas, caça-palavras, parágrafos, pontuação, letra maiúscula,
• Matemática: histórias matemáticas, material dourado, contagem...
• Filosofia: ajudar, cooperação, valores humanos;
• Artes: maquete, material de sucata, modelagem, pintura, desenho livre, dobradura...
• Ciências: animais, meio ambiente, as formigas.
• História e geografia: identificar alguns dos diferentes lugares onde vivem as formigas

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Já havia um conhecimento prévio por parte dos alunos do que poderíamos encontrar no campo de futebol da Vila. O tamanho de alguns formigueiros chamaram a atenção das crianças. A expedição foi válida por ter sido vivenciada com a turma. Sair da sala e “investigar” foi o ponto de partida para o início do estudo sobre as formigas. Após a expedição foi realizada a roda de conversa, onde as crianças puderam escolher o tema de maior interesse.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
1º ano

Número de alunos
11

Educadores
Josemári Eckstein

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
Andréia Webber

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
O assunto abordado serviu para elucidar as curiosidades sobre as formigas e também os incentivou nas atividades relacionadas à escrita, à pesquisa e a leitura em diferentes fontes.
Nadia Aparecida Ferreira Schreiner | Professor(a)