As formigas
“ Quando o macho se acasalar com a formiga rainha ele não vai ser mais aceito na colônia e vai morrer. Existem mais de 10 mil espécies de formigas. As folhas apodrecem no formigueiro e se formam fungos.
Alisson Gabriel Almeida Knudsen | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos saíram da escola e no trajeto ao campo já estavam observando pela rua: flores, formigas, pequenos formigueiros, algumas aranhas.
Foram utilizadas lupas, cada aluno com a sua. No campo, que fica a duas quadras da escola, os alunos corriam em direção aos formigueiros. No primeiro encontrado, um aluno pisou no formigueiro e foi possível visualizar várias formigas e ovos, bem como as galerias no interior do mesmo. Havia muitos formigueiros e alguns bem grandes.
Objetivos
Buscar informações sobre o comportamento das formigas, onde elas vivem, o que comem, como nascem, quanto tempo de vida possuem.
Estimular discussões, a imaginação e o respeito a esses animais. Analisar informações e investigar as curiosidades sobre as formigas; Incentivar a cooperação entre a turma.
Comunidade de Aprendizagem
• Andreia, bióloga – roda de conversa curiosidades sobre a formiga
• Envolvimento das famílias nas atividades do projeto.
• Professores e a merendeira da escola que apoiaram nas atividades e execução da receita do bolo;
Articulação com o currículo
• Português: gêneros textuais - fábula, textos informativos, receitas, poesias, vídeo, produção de frases e pequenos textos seguindo um roteiro; ordenar fatos de uma história, palavras-cruzadas, caça-palavras, parágrafos, pontuação, letra maiúscula,
• Matemática: histórias matemáticas, material dourado, contagem...
• Filosofia: ajudar, cooperação, valores humanos;
• Artes: maquete, material de sucata, modelagem, pintura, desenho livre, dobradura...
• Ciências: animais, meio ambiente, as formigas.
• História e geografia: identificar alguns dos diferentes lugares onde vivem as formigas
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Já havia um conhecimento prévio por parte dos alunos do que poderíamos encontrar no campo de futebol da Vila. O tamanho de alguns formigueiros chamaram a atenção das crianças. A expedição foi válida por ter sido vivenciada com a turma. Sair da sala e “investigar” foi o ponto de partida para o início do estudo sobre as formigas. Após a expedição foi realizada a roda de conversa, onde as crianças puderam escolher o tema de maior interesse.