Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo a água que bebemos Eu gostei muito de participar do projeto, pois eu aprendi de onde vem a água que bebemos, como fazem para ela ficar potável, vi também de onde ela vem, aprendi que existem vários tipos de água. Descobri que existem diversos tipos de animais e plantas que vivem e precisam da água. Foi ótimo, eu aprendi muito.
Maria Eduarda Teixeira da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após o estudo da importância da água, chegamos até a água que abastece nossa cidade, onde a dúvida de muitos alunos era entender como a água da Praia do Paredão consegue chegar limpinha e potável até nossas casas. Então, conseguimos visitar a estação de tratamento Corsan, onde a bioquímica responsável nos recebeu e explicou como esse processo acontece. A Pergunta Exploratória: Como a água da Praia do Paredão consegue chegar limpinha e potável até nossas casas?

Objetivos

Proporcionar aos alunos elementos que possibilitem entender como a água chega potável até nossas casas, entender e descrever os desafios da Estação de Tratamento Corsan para a realização deste processo.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo da criança.

Articulação com o currículo

* Visita à Estação de tratamento. Os alunos registraram através de falas e textos o que perceberam do local investigado.

* Organizar um passeio até a Praia do Paredão, para uma verificação sobre a existência de lixo na sua margem. Identificar tipos de lixo existentes na praia do paredão.

* Montar um painel informativo com a Declaração dos Direitos da Água. Atingir todos os indivíduos envolvidos para que se esforcem em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações e assumam seu reconhecimento e sua aplicação.

* Pesquisar os conceitos e tipos de água e fazer um cartaz informativo com o resultado da pesquisa. Identificar conceitos e tipos de água.

* Realizar uma experiência, mostrando que a água poluída em curto tempo pode matar os vegetais. Visualizar passo a passo o que acontece, por que e quanto tempo um vegetal resiste à água poluída.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após visitarmos a Corsan, fizemos um círculo onde conversamos sobre as duvidas que tínhamos e foram sanadas e também falamos sobre as novas descobertas. Ainda escolhemos o titulo do nosso projeto que é: “Conhecendo a água que bebemos”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Helena Dutra Ferreira

Diretor
Amabile Fernanda Bertolini de Lima Machado

Turma
4 ano

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
A cada etapa desenvolvida, os professores todos participaram, os alunos gostaram tanto de realizarem as experiências e pesquisas, quanto de observarem e participarem com os colegas. Creio que a comunidade escolar aprovou os projetos, pois é sempre bom ver os alunos envolvidos, participando, aprendendo e principalmente ensinando com suas próprias experiências.
Rita de Cássia F. de V. da Silva | Professor(a)