Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água: integrando a leitura e o meio ambiente Gosto de trabalhar com este projeto sobre leitura e água. Aprendi que temos que economizar e preservar a água. Eu penso que o programa A União Faz a Vida ajuda as escolas nos trabalhos. Ele estimula a união e o saber dos alunos.
Karen Uliana | aluno(a)
Expedição Investigativa

Para a realização da expedição investigativa foi assistir a um vídeo sobre a importância da água para a sobrevivência humana. Após os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das cinco comunidades onde moram os alunos.

Objetivos

Reconhecer a importância da leitura como ferramenta básica para a compreensão do uso consciente da água e sua preservação bem como os cuidados com o meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de Aprendizagem será composta por: Professores, alunos, funcionárias, pais, CPM, Membros da comunidade em geral e demais apoiadores.

Articulação com o currículo

* Língua Portuguesa: Textos coletivos, Leitura, interpretação de textos, Produção de textos individuais e coletivos, Histórias em quadrinhos, Poemas, Interpretação de imagens e textos;

* Matemática: Sistema de medidas através de objetos como: litros, garrafas, pesos, fitas métricas, leitura e interpretação de gráficos;

* Ciências: Hábitos de higiene do corpo e dos alimentos e do local onde se vive, Uso consciente da água (através de filmes, palestras);

* História e Geografia: Localização das fontes e poços da comunidade e sua cronologia;

* Artes: Construção de maquetes, painéis, desenhos, dramatizações, músicas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Idelma Maria Pegoraro Piccin

Turma
2 ano

Número de alunos
9

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O trabalho com projetos é uma maneira de envolver todos os alunos e professores em torno de um objetivo comum. Neste ano, elegemos a problemática da água relacionando com a leitura como foco central para trabalhar na turma. Sem dúvida, o projeto contribui muito para o crescimento cognitivo dos alunos, desenvolvendo neles a ideia de que devemos cuidar do meio onde vivemos.
Lucineide Montagner Rossato | Professor(a)