A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA
“ É na escola onde ocorre o processo de socialização e de (con) vivências com seus pares. Neste sentido, a escola precisa valorizar a cultura das famílias, trazendo-as para o ambiente escolar, e dar a possibilidade de ampliar os seus conceitos de valores, afeto, aprendizagem e conhecimento.
Monica | responsável
Expedição Investigativa
Através de conversas ou entrevistas na casa dos familiares; Realizar encontros e palestras com temas relacionados à família, no salão da comunidade e na escola; Pesquisa com a família montando a árvore genealógica, trazer fotografias da sua família; mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência; ajudante do dia valorizando-os; exposições dos trabalhos realizados em aula com apresentação e teatros, na sala de aula e no entorno da escola; Filmes
Objetivos
Oportunizar (con) vivências e experiências entre a família e a escola para que possa contribuir no desenvolvimento dos alunos, reforçando os valores e atitudes positivas.
Comunidade de Aprendizagem
Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para que possam perceber na comunidade escolar e familiar a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos; Promover a integração entre família, escola e o projeto União Faz a Vida, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos.
Articulação com o currículo
PRÉ A/B Elaborar heredograma 1 ao 4°A -Construção de uma árvore genealógica, comparar fotos passadas e atuais, Leitura, reflexão e interpretação de texto e imagem; Resgate de piadas, causos ou histórias; Álbum de resgate da família; Significado do nome e origem dos sobrenomes; Resgate de receitas dos avós, brincadeiras, costumes. História do nome; Árvore genealógica 4ª geração; Resgate de Brincadeiras antigas 5º/6ºA Ciências -Conversar com pais, avós e familiares, realizando anotações sobre membros da família até a terceira geração; Heredograma- símbolos e sinais convencionais (masculino/feminino/sexo indefinido); Arte Realizar pesquisa junto aos pais sobre: Localidade, nomes, brincadeiras; vestuário, diversão, músicas, cantigas; Confeccionar livro “História de Família”. Inglês -Valores em inglês. História, Geografia, Religião e Português- Conversar com pais, avós e familiares, realizando anotações da segunda geração.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família para que eles possam conseguir a confiança dos mesmos que trabalham na escola; Fazer reuniões, bem como palestras e debates com a família e direcioná-la ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos alunos;