Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

INTERPRETANDO O MUNDO E SUAS CORES COM ROMERO BRITO Antes eu não via que a arte está presente no dia a dia. Agora consigo perceber.
Kauã Henrique | aluno(a)
Este projeto, despertou meu filho para obeservar mais tudo o que está a sua volta. Passou a questionar, a perguntar. E como estavam estudando Romero Brito, conseguiu indentificar sua arte, até mesmo durante as compras no supermercado, quando em uma latinha de bom ar, apontou para a arte ali expessa.
Nome da Mãe: PATRÍCIA | responsável
Expedição Investigativa

A partir de uma atividade na aula de artes surgiu nos alunos a curiosidade de saber quem era Romero Britto, o estilo de arte que desenvolvia, o país de onde havia vindo. A partir deste momento realizamos atividades de observação e investigação.

Objetivos

Incentivar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras acessiveis. Despertar o olhar para o mundo a sua volta.

Comunidade de Aprendizagem

A família colaborou com as pesquisas e reallizou atividades em conjunto, filhos e pais puderam conviver e construir conhecimentos.

Articulação com o currículo

Foi trabalhado a disciplina de Língua Portuguesa com produção de texto e interpretação; em Geografia foi visto os lugares por onde Romero Britto passou e onde suas obras estão expostas; em História foi trabalhado sua vida, sua arte, sua trajetória e em Ciências a função da visão e como decodificamos códigos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos em “Roda de Conversa” decidiram que gostariam de saber mais do artista, sua cultura, suas obras e os locais por onde havia passado com suas obras. Houve um encantamento pela história de vida do artista e também gostaram do estilo de suas obras.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DR. ANÍSIO JOSÉ MOREIRA

Diretor
MARIA JOSÉ DIAS DE SOUZA

Turma
5° ANO D

Número de alunos
22

Educadores
FABIANA MUNIZ

Estado
Mato Grosso

Município
São José do Rio Claro

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SAO JOSE DO RIO CLARO

Apoiadores
Martinello, Grupo Mississipe Empreendimentos Imobiliários e Posto Villa

Assessoria Pedagógica
IZABEL APARECIDA DA ROSA APONE
A partir deste projeto, entendemos de fato o quanto a metodologia do Programa, pode de fato construir para a formação da criança. Desenvolve a criticidade, observação e sensibilidade com o mundo a sua volta. o conteudo passa a ter vida. As aulas ficam alegres e o diálogo favorece a aprendizagem.
FABIANA MUNIZ | Professor(a)