Índios
Expedição Investigativa
A expedição partiu de um vídeo sobre os índios, aproveitamos a semana da criança, no dia 06/10, terça que a programação era cinema com pipoca. Assistimos um filme sobre Índio (O Pequeno Hiawatha), com o acompanhamento de uma boa pipoca.
Objetivos
Sensibilizar os alunos sobre a importância de resgatar as culturas, os povos. Em especial trabalharemos o Índio para aprendermos os valores, o senso crítico, a criatividades e principalmente resgatar a cultura indígena e ter a participação das famílias também.
Comunidade de Aprendizagem
Após a expedição investigativa, que foi assistir o filme (O Pequeno Hiawatha). Iniciamos nossas atividades, fizemos cartaz, pinturas com tintas, lápis de cor e giz de cera, construímos as ocas , criamos nossos Índios ,nossos colar, etc. Mandamos para casa um pedido para os pais criarem algo que soubessem sobre os índios, para que com isso houvesse a participação das famílias.
Articulação com o currículo
- Área de identidade e autonomia (expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, respeito, valorização);
-Área da sociedade (construção de regras e fatos do dia-a-dia);
-Área de natureza (mudanças de hábitos, alimentação, preservação do meio ambiente);
-Área musical (músicas que possam se adequar ao tema);
-Área de movimento (jogos, danças, brincadeiras);
-Área de artes visuais (modelagem, recortes, colagem, cartazes);
-Área de Língua Portuguesa (linguagem oral, relatar experiências, questionamento, explicação, dramatização, elaboração de texto, entre outros);
-Área de conhecimento Matemático (noções de tamanho, direção, espaço, quantidades);
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O projeto baseou-se se baseou na história do filme “ O Pequeno Hiawatha” que é um indiozinho. Após termos assistido o filme, começou os questionamentos, ( aonde o índio mora, o que ele faz, o que ele come,....) para isso exploramos tudo o que foi possível, confeccionamos cartazes, maquetes, pintamos, recortaram, trabalhamos muito a oralidade, expressões, tudo sempre valorizando a importância entre a convivência dos alunos, famílias o ambiente escolar.