Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Sonho da Leitura na Sacola “Adoro levar a sacola sonho da leitura para casa, porque é divertido ler com os meus pais.”
Diogo Cerentini Preussler | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na biblioteca da escola, onde os educandos foram orientados pela professora para observar o espaço, bem como a distribuição dos livros, organização, espessura, quantidade e temas.

Objetivos

Compreender a importância da leitura, observar a organização dos livros na biblioteca, conscientizar a importância de cuidar dos mesmos e criar em casa momentos de leitura entre o educando e a família.

Comunidade de Aprendizagem

Interação com a família sobre a necessidade da leitura, apoio no momento de ouvir a leitura dos filhos, bem como ler para os mesmos. Apresentação de uma peça teatral organizada com base nos livros de leitura.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa - Leitura pelas crianças para os pais e para a turma, ampliação do vocabulário e aprimoramento da produção textual. Dramatização e desenvolvimento da oralidade;
Matemática: Contar e registrar o número de livros da biblioteca;
Artes – Confeccionar a sacola da leitura.
Estudos Sociais: procurar relacionar os fatos da leitura com os aspectos de sua realidade, como ambientes, atitudes...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu quando das decisões frente ao projeto: Tema, material a ser confeccionado.

Ficha Técnica
Escola
EMEF José Scortegagna

Diretor
Maria Beatriz Cerentini Preussler

Turma
3º Ano

Número de alunos
9

Educadores
Todas as professoras

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Novo Cabrais

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CERRO BRANCO

Apoiadores
Comunidade escolar, professores, alunos, Programa A Uniâo faz a Vida, SMEC

Assessoria Pedagógica
Samara B. Berger
"Durante as aulas procuro ler para meus alunos e também ouvir a leitura deles. E quero que eles contem como os pais leiam com eles.
Com o andamento do projeto observo que os alunos que não gostavam de ler estão interessados na leitura, estão conscientes desta importância.”
Marilene Pohlmann Abich | Professor(a)