ÁGUA DA REALIDADE DA ESCASSEZ AOS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES
“ Em nossa escola surgiu à necessidade da instalação de uma cisterna devido à escassez de água na comunidade tendo em vista que muitas vezes falta água até mesmo para o consumo diário dos alunos, sendo assim, com a instalação da cisterna e com o reaproveitamento da água da chuva para a limpeza e irrigação da horta, conseguiremos despertar nos alunos a importância do consumo sustentável de água e energia.
Andrieli, Nicoli e Silvana | aluno(a)
Expedição Investigativa
Por que a falta de água? Que vantagem à escola teria se houvesse a quantidade de água necessária? O que fazer para solucionar este problema? Desta forma sensibilizamos a Comunidade Escolar, alunos e pais quanto a importância da água, cuidado das nascentes nas propriedades e construindo cisterna em nossa escola, com isso vamos desencadear na comunidade escolar uma conscientização para o reaproveitamento e o consumo sustentável da água e economia de luz.
Objetivos
Pesquisar tipos de cisternas a mais apropriada para a realidade da nossa escola.
Sensibilizar as pessoas sobre a importância de poupar água nos dias de hoje, e incentiva-las a construírem uma cisterna em suas casas.
Amenizar o problema de falta de água em nossa escola oportunizando higienização e irrigação da horta escolar
Utilizar a água na irrigação da horta, visando à economia e melhoria da merenda e a qualidade.
Comunidade de Aprendizagem
Apoio da Emater, Programa União Faz a Vida e demais colaboradores como Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente, Sicredi, Câmara de Vereadores, Empresas fumageiras que investem no município e outros.
Articulação com o currículo
A cisterna é o elemento principal no processo de armazenamento de água da chuva, existem diferentes sistemas para a captação e armazenamento de água das chuvas que são adequados a finalidades variadas.
EIXOS DO TRABALHO EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO:
• Sustentabilidade;
• Preservação dos mananciais hídricos (fontes e nascentes);
• Cisterna captação da água das chuvas;
• Economia de energia;
• Horta – produção saudável.
Com isto a elaboração de trabalhos interdisciplinares; Mobilização com trabalhos sobre Meio Ambiente; Feira Ambiental (trabalhos dos alunos); Gincana sobre o dia da saúde (turno da manhã) e apresentações das turmas do turno da tarde.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Para escolher o tema do projeto foi realizado um trabalho em conjunto com os coordenadores do programa União Faz a Vida e todos os alunos da escola, onde em um consenso com a comunidade escolar foi escolhido este tema devido à necessidade e a falta de água na escola. Foram realizadas várias reuniões com os coordenadores do programa União Faz a vida, professores, alunos e comunidade escolar.