Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ÁGUA DA REALIDADE DA ESCASSEZ AOS DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO E CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES Em nossa escola surgiu à necessidade da instalação de uma cisterna devido à escassez de água na comunidade tendo em vista que muitas vezes falta água até mesmo para o consumo diário dos alunos, sendo assim, com a instalação da cisterna e com o reaproveitamento da água da chuva para a limpeza e irrigação da horta, conseguiremos despertar nos alunos a importância do consumo sustentável de água e energia.
Andrieli, Nicoli e Silvana | aluno(a)
Expedição Investigativa

Por que a falta de água? Que vantagem à escola teria se houvesse a quantidade de água necessária? O que fazer para solucionar este problema? Desta forma sensibilizamos a Comunidade Escolar, alunos e pais quanto a importância da água, cuidado das nascentes nas propriedades e construindo cisterna em nossa escola, com isso vamos desencadear na comunidade escolar uma conscientização para o reaproveitamento e o consumo sustentável da água e economia de luz.

Objetivos

Pesquisar tipos de cisternas a mais apropriada para a realidade da nossa escola.
Sensibilizar as pessoas sobre a importância de poupar água nos dias de hoje, e incentiva-las a construírem uma cisterna em suas casas.
Amenizar o problema de falta de água em nossa escola oportunizando higienização e irrigação da horta escolar
Utilizar a água na irrigação da horta, visando à economia e melhoria da merenda e a qualidade.

Comunidade de Aprendizagem

Apoio da Emater, Programa União Faz a Vida e demais colaboradores como Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente, Sicredi, Câmara de Vereadores, Empresas fumageiras que investem no município e outros.

Articulação com o currículo

A cisterna é o elemento principal no processo de armazenamento de água da chuva, existem diferentes sistemas para a captação e armazenamento de água das chuvas que são adequados a finalidades variadas.
EIXOS DO TRABALHO EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO:
• Sustentabilidade;
• Preservação dos mananciais hídricos (fontes e nascentes);
• Cisterna captação da água das chuvas;
• Economia de energia;
• Horta – produção saudável.
Com isto a elaboração de trabalhos interdisciplinares; Mobilização com trabalhos sobre Meio Ambiente; Feira Ambiental (trabalhos dos alunos); Gincana sobre o dia da saúde (turno da manhã) e apresentações das turmas do turno da tarde.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Para escolher o tema do projeto foi realizado um trabalho em conjunto com os coordenadores do programa União Faz a Vida e todos os alunos da escola, onde em um consenso com a comunidade escolar foi escolhido este tema devido à necessidade e a falta de água na escola. Foram realizadas várias reuniões com os coordenadores do programa União Faz a vida, professores, alunos e comunidade escolar.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OTAVIANO PAIXÃO COELHO

Diretor
Andréia Mainardi

Turma
Anos finais do 5º ao 9 º ano

Número de alunos
180

Educadores
Todas as professoras das áreas de conhecimento

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoão

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOAO

Apoiadores
Emater, Programa União Faz a Vida e demais colaboradores como Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente, Sicredi, Câmara de Vereadores, Empresas fumageiras

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
O presente projeto visa à construção de uma cisterna em nossa escola para captar as águas das chuvas, e posteriormente utilização desta em atividades diversas colaborando assim, para minimizar o desperdício de água potável. Nosso principal objetivo é poupar e reaproveitar um dos recursos naturais mais importantes (a água) com a intenção de que não falte no futuro.
Eva Jaquimar Nunes | Professor(a)