JOVEM,COMUNIDADE: SEM ÁGUA HÁ SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA?
Expedição Investigativa
Propomos para os lideres e vice – lideres que fizessem perguntas em sala de aula e é feita com os alunos na Assembleia. Primeiramente os líderes de cada turma se reúnem com a supervisão e direção onde é organizado a discussão do tema na sala de aula. A escassez de água que vem acontecendo e pela seriedade do tema, decidiu-se abordar o tema água.
Objetivos
-Realizar um levantamento sobre os tipos de poços na comunidade escolar;
-Desenvolver campanhas de sensibilização na redução de consumo de água em sua propriedade e na escola.
-Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas desenvolvendo o espírito socioeconômico comunitário
- Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais e da comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos professores de diferentes áreas de conhecimento, alunos, pais, funcionários da escola e comunidade. Convidados técnicos da EMATER, assessoria pedagógica do PUFV, secretarias municipais, CORSAN, pais, colaboradores e membros da comunidade. A comunidade também será fonte de pesquisa
Articulação com o currículo
O projeto está dividido em etapas, sendo trabalhado o tema água desde a educação infantil ao 9º ano, sendo os professores e alunos responsáveis pelo seu desenvolvimento. Alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais trabalharão o tema água mais amplo. Os alunos do 5º ano farão um levantamento sobre os diferentes tipos de poços existentes na comunidade e de onde provem a água consumida pelas famílias. Os alunos do 6º ano trabalharão as “Formas de evitar o desperdício da água na escola e em nossa casa”. Os alunos do 7º ano ficarão com “Poluição da água e suas consequências”; Os alunos do 8º ano com “Pesquisa e recuperação da nascente”; Alunos do 9º Ano serão responsáveis em realizar uma pesquisa sobre cisternas e ajudar na construção da mesma na escola para reaproveitamento da água.
A pesquisa com a comunidade local sobre a importância da água, e um concurso de fotografia, mostrando a beleza da água em nossa comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A participação de todos é uma importante aliada na gestão da escola. Procurando promover a participação dos alunos nas decisões da escola, realizamos a assembleia com os anos finais realizando de forma democrática e estimulando a liderança, espaço para o dialogo para elaboração de regras, discussão de atitudes, eventos da escola, sugestões do grupo colocadas em votação.