Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Nossa História: Revendo Costumes e Preservando Valores O nosso Projeto foi discutido em sala sobre possíveis temas relevantes, onde fomos para assembleia e lá com ideias de todos chegamos a conclusão e optamos por Nossa História: Revendo costumes e Preservando Valores, onde o tema e título do Projeto foi feito através de votação. Optamos por esse tema pela curiosidade de saber o Passado de nossa comunidade relacionado com o presente.
Pricila Ferreira Pohlmann | aluno(a)
Esse Projeto como mãe acho de grande valia porque busca subsídios que promovam a história da nossa Comunidade entre o passado e o presente promovendo o aprendizado de nossos filhos com a busca de conhecimentos entre as pessoas idosas ,comunidade onde serão a ponte das informações portadores das experiências e vivências locais.
Sra. Rosane Dumke Kulmann | responsável
Expedição Investigativa

A partir das expectativas dos alunos, seus conhecimentos prévios em relação ao tema do Projeto, do encontro deles com a comunidade, motivados pela busca de informações sobre o passado da região, serão realizadas ações que possibilitem registrar de diferentes formas a história, os costumes e valores cultivados pela comunidade.

Objetivos

- tornar os alunos investigadores , criadores, interagindo com colegas, com pessoas da comunidade e com professores desenvolvendo os conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar com troca de saberes entre turmas e a comunidade escolar oportunizando conhecer e valorizar a história da Comunidade e a própria comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Lançaremos mão de parcerias nos grupos de terceira idade, sociedades, lideranças comunitárias, para buscar as fontes de informação sobre a história local, e sobre os locais que se vivia e trabalhava na região, o engenho, os antigos salões e outros espaços de sociabilidade, bem como de produção.

Articulação com o currículo

Os professores articularão os conteúdos e estratégias pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, desenvolvido na forma de pesquisa, recursos audiovisuais e digitais, saídas de campo, pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários.
Índice inicial – Os dados coletados pelas boas perguntas, em sala de aula, em suas respectivas áreas de conhecimento (levantamento prévio) a cerca do que os alunos já sabem sobre o nosso objeto de estudo que é a história da comunidade.
Índice formativo – conhecer as curiosidades dos alunos para a investigação e pesquisa, tudo isto articulado aos conteúdos programáticos das áreas para atingir o conhecimento esperado.
Índice final – os alunos deverão confrontar o que sabiam com o que foi descoberto, aprendendo e apreendendo mais sobre a história local.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Aqui na escola foi feito a escolha do tema através de uma assembleia com os alunos e professores onde os conteúdos escolares por meio de metodologia que visa ações interdisciplinares , investigativas, com isso formando cidadãos participativos, cooperativos e conscientes de seu papel na sociedade com estratégias de organização do conhecimento onde a aprendizagem seja alegre e significativa.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini

Turma
9º Ano

Número de alunos
12

Educadores
Roselena Gomes de Atayde/Claudete Diva Grellmann Hoffmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Agudo

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO AGUDO

Propõe aos professores trabalhar os conteúdos escolares por meio da metodologia de projetos, aos alunos serem investigadores , criadores, interagindo com colegas, com pessoas da comunidade. Forma interdisciplinar, com trocas de saberes oportunizando conhecer e valorizar a história da Comunidade e a própria comunidade.