Nossa História: Revendo Costumes e Preservando Valores
“ O nosso Projeto foi discutido em sala sobre possíveis temas relevantes, onde fomos para assembleia e lá com ideias de todos chegamos a conclusão e optamos por Nossa História: Revendo costumes e Preservando Valores, onde o tema e título do Projeto foi feito através de votação. Optamos por esse tema pela curiosidade de saber o Passado de nossa comunidade relacionado com o presente.
Pricila Ferreira Pohlmann | aluno(a)
“ Esse Projeto como mãe acho de grande valia porque busca subsídios que promovam a história da nossa Comunidade entre o passado e o presente promovendo o aprendizado de nossos filhos com a busca de conhecimentos entre as pessoas idosas ,comunidade onde serão a ponte das informações portadores das experiências e vivências locais.
Sra. Rosane Dumke Kulmann | responsável
Expedição Investigativa
A partir das expectativas dos alunos, seus conhecimentos prévios em relação ao tema do Projeto, do encontro deles com a comunidade, motivados pela busca de informações sobre o passado da região, serão realizadas ações que possibilitem registrar de diferentes formas a história, os costumes e valores cultivados pela comunidade.
Objetivos
- tornar os alunos investigadores , criadores, interagindo com colegas, com pessoas da comunidade e com professores desenvolvendo os conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar com troca de saberes entre turmas e a comunidade escolar oportunizando conhecer e valorizar a história da Comunidade e a própria comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Lançaremos mão de parcerias nos grupos de terceira idade, sociedades, lideranças comunitárias, para buscar as fontes de informação sobre a história local, e sobre os locais que se vivia e trabalhava na região, o engenho, os antigos salões e outros espaços de sociabilidade, bem como de produção.
Articulação com o currículo
Os professores articularão os conteúdos e estratégias pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, desenvolvido na forma de pesquisa, recursos audiovisuais e digitais, saídas de campo, pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários.
Índice inicial – Os dados coletados pelas boas perguntas, em sala de aula, em suas respectivas áreas de conhecimento (levantamento prévio) a cerca do que os alunos já sabem sobre o nosso objeto de estudo que é a história da comunidade.
Índice formativo – conhecer as curiosidades dos alunos para a investigação e pesquisa, tudo isto articulado aos conteúdos programáticos das áreas para atingir o conhecimento esperado.
Índice final – os alunos deverão confrontar o que sabiam com o que foi descoberto, aprendendo e apreendendo mais sobre a história local.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Aqui na escola foi feito a escolha do tema através de uma assembleia com os alunos e professores onde os conteúdos escolares por meio de metodologia que visa ações interdisciplinares , investigativas, com isso formando cidadãos participativos, cooperativos e conscientes de seu papel na sociedade com estratégias de organização do conhecimento onde a aprendizagem seja alegre e significativa.