VAMOS FLORIR O MUNDO
“ Meus colegas e eu aprendemos neste trabalho de semear, transplantar e cuidar dos canteiros que o futuro depende da educação que recebemos quando crianças. Este senso de cooperação e compartilhamento de conhecimentos tem que ter inicio agora. Eu vou ser bióloga.
Letícia Dutra (3 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi realizada através de uma visita a um morador local, que tem um espaço-jardim muito bem cuidado e florido. Realizamos a seguinte pergunta exploratória: “Como divulgar o exemplo de vida do Sr. Juvenil?” Os alunos perceberam que apesar da idade, o morador pesquisado, demonstrava um prazer muito grande em cultivar seu jardim e que tinha um objetivo a ser alcançado com relação ao respeito que devemos ter com a natureza e contagiá-las com a satisfação de plantar para florir e colorir.
Objetivos
Desenvolver no aluno o espírito de cuidados com a natureza, incentivar o respeito aos mais velhos e preservação do meio ambiente bem como o embelezamento do espaço escolar e das demais comunidades.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, Sr. Juvenil, agente saúde, dentista, palestrante e a comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Português: Hora do Conto, Dramatização, Produção de Textos;
* Ciências: Animais que colaboram para a polarização das plantas; Partes da Planta;
* Matemática: As quatro operações, Gráficos, Histórias Matemáticas;
* Estudo Sociais: Local onde vivem; Espaços Compartilhados; Linha do Tempo; Diferentes Paisagens;
* Transversais: Valorização do Idoso na comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em círculo para que os alunos discutissem e colocassem o que mais lhes chamou atenção no espaço investigado, sendo que, a grande maioria relatou a frase que está em evidência no jardim do Sr. Juvenil: “Plante flor, fale de amor, não tenha rancor”.