Minhas primeiras sensações
“ A Júlia chega à escola, ela desce do carro e no meu colo bate desesperadamente os braços e as pernas de tanta emoção e felicidade que eu quase não consigo segurá-la.
Bruno Sari - pai da aluna Júlia (10 meses) | responsável
Expedição Investigativa
Teve como território de exploração a sala de aula e a participação dos pais, uma vez que as crianças têm de 6 meses a 1 ano e 5 meses. Na sequência, utilizou-se a Pergunta Exploratória (Revendo o que foi detalhado nessa expedição, quais ações pedagógicas futuras contribuirão para esse território explorado se tornar ainda mais significativo?). Após a reflexão, os pais chegaram a conclusão de que é importante trabalhar o seguinte tema: “Minhas primeiras sensações”.
Objetivos
Contribuir para a descoberta de mundo através das sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
1. Montagem de um álbum com imagens do dia a dia a fim de que as crianças mantenham contato com diferentes objetos para o desenvolvimento de habilidades de audição, visão, tato, paladar e olfato.
2. Atividades de estimulação como pintura, montagem de móbiles, rasgadura de revistas, bacias de gelatina, painéis de chocolate etc. em sala de aula e no espaço externo, como também com os estímulos em casa.
3 .Construção de telas com tinta orgânica que reproduz os movimentos de crescimento da criança, como também promova o estímulo das sensações.
Criatividade, sensibilidade, ludicidade, liberdade de expressão, ampliação dos saberes, sociabilidade, subjetividade, interação, autonomia, singularidade, curiosidade, exploração, encantamento, musicalidade, motricidade fina e ampla.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os pais, em conversa com as professoras, concluíram que o tema a ser trabalhado é: “Minhas primeiras sensações”. Nesse contexto, durante o ano letivo, os pais serão convidados a participar, esporadicamente, das aulas para interagirem com as crianças brincadeiras e brinquedos que eles descreveram durante a Expedição. Também serão realizadas ações pedagógicas de estimulação com as professoras envolvidas no processo, envolvendo as mais variadas sensações.