Moradia e Cultura
“ Foi legal, e está sendo legal trabalhar com o projeto Moradia e Cultura. Vimos que as casas são todas diferentes, cada uma tem sua especialidade. Eu gosto de viajem e gostei de ir conhecer a casa do imigrante, vimos muitas coisas antigas e diferentes das que temos hoje. Foi muito bom, nos unimos mais.
Eduardo Mognon | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi realizada a partir de questionário enviado aos pais e avós e após, com diversas visitas a locais mais antigos e atuais.
Objetivos
Conhecer diferentes tipos de moradia, relacionando-os aos materiais de que são construídas e a organização familiar, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções atuais e antigas. Reconhecendo-a como espaço de convivência familiar e direito do cidadão.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português: Sistematização de questionário, socialização das perguntas da expedição investigativa, leitura de histórias, textos, poesias, canções, pesquisas, entrevistas, produção de textos, produção de portfólio, guardar todas as atividades realizadas durante a execução do projeto.
Matemática: Gráficos, situações problema, medidas de comprimento, sistema monetário.
Geografia e História: Tipos de moradias, maquete, linha do tempo, mapa, zona rural e zona urbana.
Artes: Desenho e pintura, cartaz, produzir cartazes a partir do assunto estudado, produzir painéis com fotos de moradias antigas e atuais, confecção de maquetes com material reciclável, teatro, representar uma história contada, por um avô ou pessoa da comunidade, dramatizar canções, poemas e histórias.