Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Moradia e Cultura Foi legal, e está sendo legal trabalhar com o projeto Moradia e Cultura. Vimos que as casas são todas diferentes, cada uma tem sua especialidade. Eu gosto de viajem e gostei de ir conhecer a casa do imigrante, vimos muitas coisas antigas e diferentes das que temos hoje. Foi muito bom, nos unimos mais.
Eduardo Mognon | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi realizada a partir de questionário enviado aos pais e avós e após, com diversas visitas a locais mais antigos e atuais.

Objetivos

Conhecer diferentes tipos de moradia, relacionando-os aos materiais de que são construídas e a organização familiar, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções atuais e antigas. Reconhecendo-a como espaço de convivência familiar e direito do cidadão.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Português: Sistematização de questionário, socialização das perguntas da expedição investigativa, leitura de histórias, textos, poesias, canções, pesquisas, entrevistas, produção de textos, produção de portfólio, guardar todas as atividades realizadas durante a execução do projeto.
Matemática: Gráficos, situações problema, medidas de comprimento, sistema monetário.
Geografia e História: Tipos de moradias, maquete, linha do tempo, mapa, zona rural e zona urbana.
Artes: Desenho e pintura, cartaz, produzir cartazes a partir do assunto estudado, produzir painéis com fotos de moradias antigas e atuais, confecção de maquetes com material reciclável, teatro, representar uma história contada, por um avô ou pessoa da comunidade, dramatizar canções, poemas e histórias.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olivo Dal Magro

Turma
3º ano

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva - IDEAU- Getúlio Vargas/RS
Trabalhar com projetos é muito significativo tanto para o aluno como para o professor. Neste não foi diferente. É maravilhoso ver como os alunos se envolveram desde a expedição investigativa que foi através de questionário até as mais diversificadas atividades.
Juliana Parizotto Vassoler | Professor(a)