Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

As Tartarugas
Expedição Investigativa

Visita feita aos Parques Beija-Flor, Parque Ar Puro e Parque Buriti ambos no perimetro urbano da cidade de Marcelandia

Objetivos


Construir o conhecimento sobre Répteis (ciclo de vida, alimentação, reprodução e preservação), Classificação dos animais, bem como A influência e os malefícios da intervenção humana na natureza.
Realizar pesquisas sobre o tema em outros espaços de aprendizagem como o laboratório de informática da escola, a Biblioteca Municipal “Dias Gomes”, dentre outros.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com profissional Biólogo, sobre o conteúdo;
Visita a uma moradora Criadora de jabutis,
Contribuição do profissional Técnico de informática, no laboratório da Escola;
Contribuição significativa da Bibliotecária quando da visita à Biblioteca Municipal.

Articulação com o currículo

Áreas de conhecimento trabalhadas: Ciências Naturais e Matemática; Linguagens, Ciências Humanas e Sociais.
Conteúdos trabalhados:
• Répteis (ciclo de vida, alimentação, reprodução e preservação)
• Classificação dos animais;
• Estimativa, cálculos, porcentagem, áreas, perímetro.
• Textos informativos; científicos;
• Produção de jornal mural;
• Leitura e interpretação de textos referentes ao tema;
• Produção textual;
• Produção de cartazes, maquetes, painéis de fotos.
• Localização geográfica do município em relação ao estado e pais;
• Estudo das regiões;
• A influência e os malefícios da intervenção humana na natureza.
Os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar durante os meses de desenvolvimento do projeto.


Ficha Técnica
Escola
• ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES – MARCELÂNDIA – MT

Turma
5° ANO

Número de alunos
30

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Trabalhar com projetos na sala de aula estimula os alunos e os tornam mais participativos e críticos dos temas trabalhados relacionando-os ao seu meio. Desperta o lado investigativo aguçando e promovendo a busca do conhecimento além do espaço escolar. Nesta busca há interação com outros agentes educativos que os instigam ainda mais pela busca das curiosidades e respostas das questões elencadas no índice formativo.