AS COBRAS
Expedição Investigativa
Realizamos um passeio curioso pelo bairro da Vila Elisa, onde fica a escola e onde moram a maioria das crianças com o intuito de responder a pergunta: O que não percebo quando ando pela rua e hoje achei interessante e me deixou curioso?
Objetivos
A turma da Educação Infantil B manifestou interesse e curiosidade por diversas coisas relacionadas à vida animal, especialmente sobre as cobras, portanto consideramos a elaboração deste projeto, possibilitando assim trabalhar com o interesse e curiosidade das crianças. O objetivo é conhecer um pouco mais sobre a vida animal, em especial das cobras (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas à espécie) sanando dúvidas e respondendo perguntas.
Comunidade de Aprendizagem
comunidade escolar, alunos, pais, professores de ciências, laboratório de ciências, bióloga.
Articulação com o currículo
Música e Movimento: dança da serpente, a cobra não tem pé, rastejar...
Natureza e sociedade: répteis, ovíparos e vivíparos, habitat, alimentação, características, entre outros.
Linguagem: falar, escutar, composição da palavra, letra inicial e final, quantidade de letras, hipótese de escrita.
Artes: produção de uma cobra gigante (mascote da turma) e cobras individuais para cada criança. Desenhos representativos, livres e dirigidos, modelagem, criatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De volta à escola, realizaram um desenho sobre o passeio, e foi bastante difícil delimitar o tema pois gostaram "de tudo". Socializamos o que vimos e encontramos no passeio e depois de listados os assuntos no quadro, verificamos que os animais são um tema de interesse mais geral e a partir dele que as crianças foram falando e demonstrando sua curiosidade. Assim, as crianças elegeram em conjunto "as cobras" como tema de interesse para estudo.