A TURMA DA PISCINA.
“ trabalhar com projeto é muito bom, porque tem expedição investigativa e a gente descobre muitas coisas para estudar e aprender.
André Dalmolin Wohl | aluno(a)
Expedição Investigativa
Ao chegar ao local os alunos foram surpreendidos por um cachorro que só queria brincar, impressionados com a quantidade de árvores, logo foram atraídos por uma pequena piscina, rapidamente todos estavam unidos, os olhares tinham o mesmo elemento, estavam encantados pela água azulzinha, diante do grande calor. Foram instigados a ver os animais, o papagaio, os porcos, bezerros, galinhas, até galinhas de angola, mas os olhares eram voltados a piscina.
Objetivos
Despertar nos educandos o olhar de pesquisador no dia a dia, reconhecendo que todo lazer e diversão que a piscina traz está repleto de responsabilidades e cuidados que envolvem a todos, com ações que demandam cooperação e cidadania, integradas as competências e habilidades que resultam em uma aprendizagem significativa.
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos a participação da família durante as pesquisas, na organização da tarde na piscina e na apresentação teatral; a equipe da Saúde com a palestra; cuidado a dengue esta ai; a comunidade interagindo, a piscina e sua manutenção, e a doação das sementes de crotalária.
Articulação com o currículo
Com o intuito da formação humana, a interdisciplinariedade e os valores são essenciais; Palestra com a equipe da saúde para os cuidados e a prevenção da Dengue. Pesquisa, leitura e produção de uma peça teatral para divulgar a comunidade escolar.
Português: produção textual, leitura de histórias em quadrinhos,cantigas do mosquito, criação da peça teatral. Ciências: ciclo de vida do mosquito, lugar atrativo para os mosquitos. Sintomas que a pessoa com dengue apresenta. Arte: Artes visuais, teatro e música: pinturas diversas, colagem, recortes, teatro e musiquinhas. Matemática: sequência numérica, campo multiplicativo.
Princípios e valores: empreendedorismo na ação de divulgar os cuidados e perigos que o mosquito da dengue representa para a comunidade escolar e incentivar a plantação da Crotalária em suas propriedades e terremos baldios. Envolvimento, cidadania e cooperação foram vivenciados nas atividades e ações realizadas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos vivenciaram o Conselho de grupo em dois momentos fundamentais, na definição do tema e na escolha do nome do projeto, este ultimo com agenda antecipada, registros em ata, com eleição e voto secreto, resumindo a turma vivenciou a democracia, a eles coube fazer as escolhas de forma organizada e com a responsabilidades de aceitar os resultados, fortalecendo o sentimento de pertencimento, e as ações.