Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Revisitando Contos de Fada.
Expedição Investigativa

Onde: Mundo da Leitura – UPF.
Quando: 25/05/15
Como: Os alunos se dirigiram, juntamente com os professores responsáveis pelo projeto, ao Mundo da Leitura para investigar as formas de leitura, por meio das quais podemos expressar a linguagem. Lá, participaram de várias atividades, sendo que a que mais se destacou foi a prática leitora que se referia a releitura dos contos de fadas tradicionais (Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, O Gato de Botas...).

Objetivos

Compreender a importância das leituras e releituras de contos de fadas para o desenvolvimento intelectual dos educandos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e Professoras.

Articulação com o currículo

Educação Física: expressão corporal de diferentes formas, através de brincadeiras como: mímica, teatro, dança...
Língua Portuguesa e artes: produção do diário de bordo, a releitura de vários contos infantis, desenhos e produção de textos uma nova versão de cada conto, compreensão e interpretação textual, utilizando as histórias infantis.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Onde: Sala de aula.
Quando: 26/05/15 (Terça-feira).
Como: Roda de conversa e análise dos materiais coletados na expedição investigativa, sendo que naquela oportunidade também foi escolhido o nome do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateus Dal Pozzo

Diretor
Lorise Sobieski Dalvite

Turma
9ºAno

Número de alunos
22

Educadores
Linéia Frosi Mezzomo e Mariana B. Pelegrini.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paraí

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PARAI

Assessoria Pedagógica
Renata Confortin - IDEAU- Getúlio Vargas/RS
"Os alunos estão muito empolgados com o projeto, sendo que a expedição investigativa foi o seu auge. Na visita o Mundo da Leitura – UPF eles participaram de uma prática leitora que tratava da releitura de contos de fadas. Essa atividade foi bem aproveitada por eles, tanto que adoraram a ideia de poder contar ou recontar os contos infantis tradicionais de uma forma mais atual, abordando temas do seu cotidiano."
Linéia Frosi Mezzomo e Mariana B. Pelegrini. | Professor(a)