Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água Fonte de Vida
Expedição Investigativa

A primeira expedição investigativa foi realizada na propriedade do Sr. Constantino Pasquali, onde se situa a nascente do Arroio Paraí. Eles puderam perceber que já foi modificada pelo homem, pois forma uma pequena represa. Foi possível constatar que a nascente não está poluída.A segunda expedição investigativa ocorreu no final da canalização do arroio, próximo ao clube Gercan e na propriedade do Sr. Luiz Carlos Bregalda. Nesses locais, a poluição se torna mais visível.

Objetivos

Investigar o Arroio Paraí, desde a nascente até o final da canalização, acompanhando sua trajetória a fim de identificar a qualidade da água.

Comunidade de Aprendizagem

Constantino Pasquali (proprietário das terras onde se situa a nascente do Arroio Paraí), Leonardo Trevizan, Luiz Carlos Bregalda, alunos e professores.

Articulação com o currículo

Português: Produção textual, ortografia, gramática, leitura e interpretação de textos, números naturais.
Matemática: Cálculos envolvendo as quatro operações, situações-problemas,
Ciências: Recursos naturais, água, problemas ambientais (poluição, eutrofização, lixo...).
História e Geografia: Povos indígenas, grandes navegações, chegada dos europeus ao Brasil, Sete Povos das Missões, localização, estado, país, continente, planeta, hidrografia do Rio Grande do Sul, clima, relevo...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante o processo assemblear, realizado após as expedições investigativas, os alunos decidiram aprofundar seus conhecimentos sobre a poluição.

Ficha Técnica
Escola
Colégio Estadual Divino Mestre

Diretor
Marcia Richetti trevizan

Turma
5º Ano A e 5º Ano B

Número de alunos
30

Educadores
Elizabete da Silva Lisboa e Elza M. Stuani Marin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paraí

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PARAI

Assessoria Pedagógica
Renata Confortin - IDEAU - Getúlio Vargas/RS
"O programa A União Faz a Vida, além de incentivar a cooperação, é capaz de instigar os alunos a observação e leitura do meio, oferecendo elementos para conhecer a realidade e, até, transformá-la. Assim, os alunos interagem e, através de análise das observações, podem produzir conhecimento de maneira significativa."
Elizabete Lisboa e Elza Marin. | Professor(a)