O Recanto do Encanto
Expedição Investigativa
A partir da “Boa Pergunta – Como posso melhorar este espaço?”, os alunos, juntamente com as professoras, foram até o terreno que fica nos fundos da escola a fim de observar como o local poderia ser modificado – para melhor. Questionados sobre o que viram, perceberam que é possível fazer melhorias em sua escola. Sugeriram então que seja feito um pomar no terreno.
Objetivos
Ocupar os espaços em torno do colégio através do plantio de árvores frutíferas, estimulando a alimentação saudável e os cuidados com o meio ambiente, bem como, utilizar materiais recicláveis para melhorias em outros espaços escolares.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, pais e alunos.
Articulação com o currículo
Português: Construção e consolidação do Processo de Aprendizagem – Leitura e Escrita (Elaboração de frases e pequenos textos).
Matemática: Situações problema.Trabalhar receitas feitas com aproveitamento de cascas e frutas (quantidades).Sistema Monetário.Gráfico feito com os alunos sobre as árvores a serem plantadas no Pomar. Medidas de massa e comprimento.
Artes: Desenhos variados sobre o tema. Ornamentação de ambiente com materiais recicláveis.
Geografia: Sociedade e natureza, lugares, mapas, problemas ambientais, a natureza modificada pelo homem.
Ciências: Os Seres Vivos e não vivos. Valorização dos Recursos Naturais. Classificação dos Vegetais. Utilidade das plantas. Partes da Plantas. Ensino Religioso: Reflexões sobre a atuação do ser humano sobre o planeta, na formação da cidadania. Valorização da Vida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A opção por este tema surgiu após questionamento das professoras sobre o que achavam que poderia ser mudado ou transformado em sua escola a partir do que foi visto. Prevaleceu a opinião da maior parte dos alunos, a criação do pomar e a questão de melhorias em outros ambientes escolares, como a antiga área de lazer utilizada pela Pré-escola.