Poemas para sentir, entender e contar uma história
“ Fiquei muito feliz em conhecer novos poemas e mostrar para os meus pais tudo de bom que aprendi.
Aluno 4° ano A | aluno(a)
Expedição Investigativa
Fizemos a nossa expedição fazendo a boa pergunta na escola para os professores, funcionários e direção. Em casa os alunos também envolveram a família, fazendo a pergunta para os familiares, ampliando a expedição para além do espaço escolar. Fizemos uma pesquisa diagnóstica com os alunos sobre poemas, questionamos os alunos sobre aonde poderíamos buscar os poemas preferidos pelos participantes da expedição. Surgiram as sugestões de irmos à biblioteca e pesquisar na internet.
Objetivos
Identificar poemas como um gênero literário fonte de leitura prazerosa.
Comunidade de Aprendizagem
Como a internet é o recurso tecnológico mais popular, os alunos fizeram a pesquisa sobre os poemas novamente envolvendo a família. Socialização dos poemas num banquete poético.
Articulação com o currículo
Dentro de língua portuguesa desenvolvemos a leitura, interpretação e declamação dos poemas, além da pesquisa proposta em sala de aula. Durante a leitura de poemas identificamos que muitas fábulas são escritas em versos, o que desencadeou o estudo da moral e comparação dos tipos de narração em prosa e em verso. Em geografia abordamos aspectos da zona rural e urbana pertinente ao conteúdo específico da série.