Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da música na vida das pessoas "Gostamos do projeto de música porque aprendemos sobre o surgimento musical, sobre os instrumentos, visitamos lugares e distraímos muito e aprendendo."
Alunos do Projeto de atividades Complementares dos 5º anos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Primeiramente, em sala de aula fizemos um levantamento sobre os gostos que os alunos tinham pela música e quais aprendizagens eles conseguiriam retirar dela. Combinamos um passeio pelo centro, praças e lojas da cidade, e os alunos fizeram algumas perguntas para as pessoas que passavam . Em sala aula, discutimos tudo o que observaram e acharam curioso para o nosso aprendizado.

Objetivos

Despertar no aluno o interesse pelo conhecimento dos diversos gêneros musicais, favorecendo o desenvolvimento linguístico, psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo através da música e da sensibilidade que ela oferece.

Comunidade de Aprendizagem

Conversa com o diretor do Centro de Arte da Associação Oásis de Pompeia, o Davi, que falou com os alunos e possibilitou que eles manuseassem e conhecessem os diversos tipos de instrumentos musicais dos cursos de música. O coordenador junto a sua equipe de músicos promoveu uma gincana de conhecimentos musicais para os alunos.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: entrevistas, leitura, interpretações de músicas, curiosidades musicais, trabalhos com diversos gêneros textuais, pontuações, ortografias, dicionários e significados, biografias, análise e reflexão da linguagem, estrutura e ritmo das canções;
Matemática: tabelas e gráficos a partir de amostragens sobre preferências musicais, curiosidades sobre os valores das notas musicais;
Informática: pesquisas na internet sobre as curiosidades, tipos de músicas, textos informativos, os primeiros instrumentos que surgiram, etc;
Arte: canto de vários tipos musicais, produção de textos musicais, manuseio de alguns instrumentos musicais;
História e Geografia: Estilos musicais ouvidos em outras regiões, surgimento da música (história da música), surgimento dos instrumentos, espaços onde são gravadas as músicas, quais espaços da cidade que já ocorreram apresentações de bandas, shows e grupos musicais.


Ficha Técnica
Escola
EMEF de Pompeia

Diretor
Marilene Chicarelli Cavalieri

Turma
5º anos A, B, C do Projeto de Atividades Complementares

Número de alunos
24

Educadores
Professora Valéria Guimarães Nunino Scalice

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
DEC - Divisão de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Sérgio Paixão e Márcia de Mello
"Este projeto é importante pois incentiva e estimula o aprendizado das crianças por meio dos sentimentos que a música nos proporciona. Dessa forma, eles aprendem diferenciadamente."