APRENDER BRINCANDO
“ Eu não gostei, eu amei!! Porque aprendi brincar com os avós as brincadeiras que eles brincavam quando criança. Também a respeitar, valorizar e conhecer a família de todos os meus colegas.
João Victor Paim dos Santos - 5 anos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através da pergunta exploratória: “O QUE PARA A FAMÍLIA É IMPORTANTE DESENVOLVER COM SEU FILHO NESTE ANO LETIVO, POR QUÊ?”, os pais se reuniram na escola e colocaram suas impressões no papel. Na mesma oportunidade os alunos realizaram seus relatos oralmente e através de desenhos. Cabe ressaltar, que foi um momento bastante significativo, pois as famílias acompanham as ações dos filhos na escola e colaboram nas atividades de aprendizagem.
Objetivos
Desenvolver habilidades e competências de acordo com a faixa etária estabelecendo relações consigo mesmo e com os outros através do brincar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Resgatar valores e cultura sobre o lugar onde vivem, compreendendo a formação étnica das famílias e reconhecer os valores cultivados pelas mesmas.
Comunidade de Aprendizagem
Sicredi, Pais e avós, Prefeitura Municipal de São João do Polêsine e Secretaria de Educação.
Articulação com o currículo
* Identidade e Autonomia - Autoconhecimento, descoberta do eu como parte de um todo maior, relações familiares;
* Linguagem oral e escrita - Chá da tarde com a Psicóloga, com membros da família, Desenho, colagens, pinturas, modelagem, recorte e relatórios;
* Corpo e Movimento - Confecção de uma colcha de retalhos, sacos de areia, dramatizações, construção de um armário com embalagens recicláveis;
* Natureza e Tecnologia - Feliz Viagem (mala vai para casa dos alunos), Coleta de materiais da natureza junto com as famílias;
* Conhecimentos Matemáticos - Jogos de classificação e Seriação, quantificação, noções de tempo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após os dados investigados, observamos que os pais estão preocupados em resgatar os valores da vida em comunidade a convivência com os avós, o espírito cooperativo, as brincadeira sócio educativas, e de como trabalhar com eles os limites que julgam tão necessários para essa faixa etária.