Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
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Projeto

AS CORES QUE LIGAM O CAMPO E A CIDADE, JUNTAS E MISTURADAS " Durante a experiência realizada com a casca da cebola uma aluna ficou encantada com a cor obtida, disse jamais imaginar que se poderia obter cor da casca da cebola."
Ana Luiza Ferreira | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realiza na casa de uma moradora próxima à escola, os alunos puderam observar um planta de urucum que contém uma tintura fascinante. Os alunos também puderam observar um pouco mais sobre as cores naturais através de experiências realizadas em sala de aula.

Objetivos

Trabalhar assuntos relacionados ao meio rural; Promover debates de como são utilizadas as cores naturais e artificiais; Levar os alunos e familiares a conhecerem um pouquinho da imensa diversidade de cores.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos realizaram diversas experiências para descobrir novas cores e compará-las com as artificiais, para isto utilizou-se de pesquisas. Um produtor que cultiva a planta urucum para consumo, contou como se faz para extrair sua cor e como utiliza esta planta para fazer o colorau, utilizado como tempero na culinária.

Articulação com o currículo

Artes: Cores
Língua Portuguesa: Pesquisas e leituras


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Correia Defreitas

Diretor
Daniela Rodrigues Martelini Rahuam

Turma
1 ano B

Número de alunos
17

Educadores
Sonia Maria Penitente Ribeiro

Estado
Paraná

Município
Ribeirão Claro

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIBEIRAO CLARO

"Estava ensaiando com os alunos para uma apresentação para o dia do índio, quando a professora Sonia resolveu pintá-los com urucum, percebi neste momento que os alunos ficaram ainda mais entusiasmados para a apresentação, pois segundo eles, estavam marcados com a mesma tintura que os índios utilizavam."
Marisa Nardo | Professor(a)