Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ações Sustentáveis de Produção em uma Pequena Propriedade Rural É muito melhor quando a gente consegue aprender visitando e estudando a comunidade. Estes conhecimentos a gente não esquece e consegue usar para entender outras coisas da vida. Eu gosto de estudar por projetos.
Tauane Zauza | aluno(a)
Expedição Investigativa

Através da expedição investigativa foi levantado o tema. A boa pergunta foi explorada por muitos professores como recurso para construir novas aprendizagens e estudar questões específicas do currículo escolar, motivando e interessando mais os alunos.

Objetivos

Dinamizar ações pedagógicas que contemplem o contexto agrícola em que a escola está inserida, buscando novas alternativas de produção rural sustentável, bem como, primando sempre pela preservação ambiental, sustentabilidade, rentabilidade e qualidade de vida.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e equipe técnica da EMATER/RS

Articulação com o currículo

Matemática: Noções de medida de terra, sistema monetário, sistema de medidas, porcentagem, quatro operações, geometria.
Geografia: Clima, relevo, localização.
História: Êxodo rural
Ciências: Recursos naturais, lixo, horta escolar.
Português: Diferentes gêneros textuais, gramática, oralidade.
Artes: Cores


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizado no retorno da visita, na sala de aula.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Torres Homem

Diretor
Grace Meri Possan Galvan

Turma
Todas

Número de alunos
56

Educadores
Grace Meri Galvan, Mirta Cecchin, Janete Tedesco, Arlete Vancini, Ivânia Decol, Inêz Matiollo, Rozinei Carollo, Renta Possan, Ércio Vidi, Lorete Didó, Maurício Dalamaria, Sandra Correa e Leila Martins

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Apoiadores
EMATER/RS e Sindicato Rural

Assessoria Pedagógica
Carla Luiza Vicenzi, da Ideau Faculdades/Getúlio Vargas-RS
O trabalho com a metodologia de projetos e com a expedição investigativa dá mais vida ao currículo escolar, motiva os estudantes e permite que os professores conheçam todo o processo de aprendizagem que o seu aluno vivencia. O interesse dos alunos aumentou muito a partir dos projetos que realizamos.
Renata Cristina Menta Pozzan | Professor(a)