Resgate de Brincadeiras Infantis
“ "Percebi que minha filha demonstrou interesse por brincadeiras que não são comuns nos dias de hoje.Todo dia que retorna, procura seu grupo de amigas com uma brincadeira diferente. Deixou os jogos eletrônicos de lado e pratica as novas brincadeiras. Gostei do projeto executado pela escola."
Luciana Motta da Silva Paschoalino, mãe de aluno | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no período de aula durante o intervalo, os alunos não sabiam brincar e praticavam brincadeiras agressivas. Com as atividades dirigidas, os alunos terão uma nova conduta que contribuirá significativamente para sua vida na sociedade e para seu desenvolvimento físico e emocional.
Objetivos
Promover a socialização e o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionando a integração de toda comunidade escolar e resgatando valores através de brincadeiras infantis de antigamente.
Comunidade de Aprendizagem
– Roda de conversa com depoimentos de pais, professores e funcionários da escola relatando brincadeiras da época de criança.
– Confecção de brinquedos no âmbito escolar com a colaboração dos pais.
– Realização de tarde recreativa com participação da comunidade.
– Exposição das atividades trabalhadas e dos brinquedos confeccionados.
Articulação com o currículo
Arte: confecção de brinquedos utilizando materiais de reciclagem, músicas e cantigas, cores primárias e secundárias.
Língua portuguesa: textos informativos e instrucionais, produção de frases e textos, leitura e gramática.
Matemática: sequência numérica, sistema monetário, noção de tempo, análise de gráficos, tabelas e números ordinais.
História: resgatar a cultura lúdica e tradições diversas através de brincadeiras tradicionais e de costumes que passam de geração para geração.
Educação física: regras, movimento, lateralidade, esquema corporal, coordenação motora e equilíbrio.