Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
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Projeto

A Natureza Faz a Vida - Conhecimento Rural
Expedição Investigativa

Fazenda Santa Brígida

Objetivos

Observar a funcionalidade de uma fazenda moderna e comparativo com a colonial, discutir o impacto, desenvolvimento e tecnologias.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, pais e alunos.

Articulação com o currículo

Ciências: Características gerais e específicas das plantas; tipos de solo; técnicas de adubação orgânica e inorgânica; estrutura funcional das plantas; conscientização do plantio de hortaliças domésticas para o melhor aproveitamento do espaço físico e de alimentos orgânicos; importância da vegetação exclusiva do Cerrado (Veredas); desenvolvimento e melhoria das sementes.
Geografia: Contexto agrícola brasileiro; diversidades regionais: Centro-Oeste; importância da agricultura e pecuária tradicional e moderna; desigualdades sociais no Brasil.
História: Comparativos entre as fazendas modernas e as do período colonial brasileiro; importância do uso da tecnologia na agricultura moderna; técnicas de plantio; inovações na agricultura.
Matemática: unidades de medidas agrárias com unidades de medidas usuais; importância das unidades de medida no meio rural; unidades de medidas pré-determinadas para unidades de medidas específicas; figuras geométricas.



Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

Diretor
Valdirene Dias da Silva

Turma
7º ano

Número de alunos
26

Estado
Goiás

Município
Ipameri

Cooperativa
SICREDI PLANALTO CENTRAL

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPAMERI

Assessoria Pedagógica
Essencial Consultoria
A realidade da nossa região gira em torno das atividades agrícolas e as fazendas que eles frequentam não são de grandes modelos ou expectativas, são fazendas simples, no entanto, segundo os próprios alunos quando se depararam com a grandiosidade do que eles desenvolviam naquele espaço, ficaram maravilhados, principalmente tendo acesso ao maquinário e as explicações tão distintas dirigidas a eles. Resgate da dignidade.
Gislene Araújo Gonçalves | Professor(a)