Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Valorização do Eu, do Outro e do Meio. Acho legal a professora ter feito este trabalho com a gente, eu adorei conversar com os vovôs e também estou aprendendo a meditar.
Diogo da Rosa Barcelar | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a importância da valorização do “ser” como um todo?

Expedição Investigativa

Território: Visitação na ASCAI ( Associação Caçapavana de Amparo ao Idoso).A expedição foi realizada na ASCAI de Caçapavava do Sul. Fomos recepcionados pelos idosos e funcionários com muita alegria. Os alunos fizeram uma apresentação musical com o professor , onde houve uma interação das gerações de jovens e terceira idade. Após entregaram cartões com mensagens que foram confeccionados na aula de artes. Foram convidados a conhecer as dependências da instituição, onde foram vivenciados o dia-a-dia dos idosos. Os alunos voltaram para a escola encantados com a alegria dos idosos onde perceberam que mesmo ali, alguns sendo abandonados pela família outros por não ter condições financeiras, eles vivem em harmônia um respeitando o espaço do outro.

Objetivos

Oportunizar momentos e atividades de reflexão, momentos de auto conhecimento ,elaboração de conceitos e opiniões sobre a valorização da vida, os direitos humanos, a participação de cada um de nós na construção de um mundo mais digno e harmonioso, com justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade.

Comunidade de Aprendizagem

6º ao 9º ano.

Articulação com o currículo

Artes, Ciências, dança , música e teatro.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No ambiente escolar, ocorrem brigas frequentes com colegas, professores, desrespeitos e baixa autoestima. A comunidade enfrenta problemas de drogas, violências, desestruturas familiares.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Patrício Dias Ferreira

Diretor
Maria Elaine dos Santos Rodrigues

Turma
6º ao 9º ano

Número de alunos
64

Educadores
Jucemara Sábado Figueiredo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Caçapava do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACAPAVA DO SUL

Apoiadores
Américo Paim, Márcia Paz, Liliane Leite e Manfred da Silva Chaves

Assessoria Pedagógica
Gorete Moreira
A busca por despertar nos alunos o respeito e o amor pelo próximo é linda. Todos tem uma bondade inata dentro de si que necessita ser sempre estimulada.
Jucemara Sábado Figueiredo | Professor(a)

Repercussão na mídia

Espero que melhore a convivência de alunos com alunos, alunos e professores e alunos e família.