A ARTE DE SE ALIMENTAR
“ “ A gente aprendeu frutas e legumes, a gente foi lá na cozinha da nutri e depois a gente foi na sopa, comemos a sopa de legumes e depois voltamos pra sala e a gente brincou, comemos gelatina porque a gente estudou as cores. Ouvimos a história O Grande Rabanete que o ratinho se achou forte e depois a gente comeu rabanete.”
Ana Clara Barro Da Luz | aluno(a)
“ “O projeto “é de grande importância para o processo educativo, trabalhando hábitos saudáveis de alimentação, além de muitas atividades lúdicas. Minha filha vem pra casa contando, muito empolgada e encantada, sobre as atividades. Parabéns à professora e à Escola pelo trabalho que está sendo desenvolvido e, certamente a prática pedagógica através de projetos é muito produtiva e proveitosa, onde as situações propostas geram o conhecimento espontâneo e significativo para os estudantes.”
Claudiane Spazzini Barro | responsável
Pergunta Exploratória
O que eu mais gosto de comer?
Expedição Investigativa
Filme "O coelhinho que não era de Páscoa" de Ruth Rocha, após receberam do coelhinho algumas dicas de saúde, e realizaram a atividade culinária confeccionando a panqueca do coelhinho com cenoura, queijo e carne, a qual se deliciaram.
Após essas atividades, as crianças passaram a relatar muitas curiosidades sobre os alimentos ofertados, além de demonstrarem interesse em brincadeiras que envolvem casinha, cozinha e alimentos.
Objetivos
Proporcionar situações lúdicas e concretas em que a criança possa explorar, perceber e entender a importância de uma alimentação saudável em sua vida, identificando os alimentos e suas características.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes;
Família;
Professores;
Funcionários da escola;
Nutricionista.
Articulação com o currículo
Linguagens: Imaginação, criatividade, pinturas, desenhos, coordenação motora fina e ampla, ritmo, expressão corporal e facial, dança, dramatização, observação e discussão de imagens, conto e reconto de histórias, contato com a leitura e escrita, sequência de fatos, nomes dos personagens, lateralidade, nomes de alimentos em geral.
Matemática: Noção de tamanho, contagem, quantidade, formas geométricas, peso e gráficos.
Ciências: Alimentação saudável, frutas, legumes, verduras.
* Contação de histórias, filmes e brincadeiras diversas;
* Confecção de Livro contendo diversas atividades realizadas e registro de práticas;
* Decoração da sala de aula com cartazes envolvendo a alimentação;
* Confecção de personagens em fantoches;
* Atividades com diferentes materiais (giz de cera; giz de quadro negro, tinta guache, cotonete, algodão, recorte, colagem, materiais reciclados...)
* Peças teatrais com base em histórias trabalhadas;
* Músicas e rodas cantadas;
* Gráfico sobre os alimentos preferidos,