Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

EU, UM PEQUENO LEITOR “O nosso projeto é muito legal, pois despertou em mim e meus colegas da turma uma vontade maior de ler. E ler em diferentes espaços e também ler bons livros, leituras diferentes”.
Erika Mota | aluno(a)
“Sabemos que o incentivo pela leitura deve iniciar desde cedo. Buscamos em casa também incentivar mostrar a importância da leitura através de atividades lúdicas e criativas que prendam a atenção e desenvolvam o gosto pela leitura.”
Suzane Binotto | responsável
Pergunta Exploratória

Eu gosto de ler ? Onde? Quando? Para que?

Expedição Investigativa

Filme: Matilda, após realizamos a sinopes do filme.
“Matilda é a mais abençoada das crianças, mas seus pais não permitem que frequente a escola. Ela aprende tudo sozinha indo à biblioteca e lendo o que encontra pela frente. Até que convence seus pais a deixá-la ir à escola. Com isso, descobre que seus talentos especiais são necessários para proteger os amigos e a amável professora da malvada diretora.”

Objetivos

Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando - os a se tornarem sujeitos leitores e escritores com diferentes fontes de informações e espaços variados de interação com a leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Os diferentes espaços; Artistas do teatro na Feira do livro; autores, Famílias.

Articulação com o currículo

Trabalhar diferentes textos na sala de aula a fim de mostrar para o aluno meios de se comunicar lendo, com leitura, interpretação oral e escrita de variados textos, imagens, filmes, teatros.
Usar de vocabulários diferenciados através do dicionário.Ortografia e gramática básica para saber regras de português na escrita de textos, frases, histórias em quadrinhos.
Confeccionar uma caixa para colocar livros, gibis, revistas e jornais para usar em diferentes espaços, como material de apoio e incentivo a variados meios de leitura e informação.
Durante o ano serão realizadas rodas de leitura para dinamizar o interesse por livros, revistas, jornais, em espaços diferentes da escola como: jardim de uma casa, parque, praça, igreja, rua, a fim de proporcionar uma leitura diversificada de assuntos e espaços interativos;
Assistir uma peça teatral,
Participar da Jornadinha de Literatura.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Diretor
Silvia Negri Schreiner

Turma
2º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
13

Educadores
Ananir Salete Dall Agnol Passa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Trabalhar com projetos vai muito além do ambiente escolar. É educativo, requer envolvimento e participação da família e comunidade em geral, foi o que aconteceu com nosso projeto, obtivemos uma ótima participação de todas as partes envolvidas. Cada uma dando sua parcela de contribuição. Foram semeadas sementinhas em solo fértil”.
Ananir Passa | Professor(a)