Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com Música na Escola "GRUPO AME"
Pergunta Exploratória

Qual a influência da música na vida das pessoas?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada na Comunidade Quilombola Corrêa no Interior de Giruá, na Comunidade (alemã) Evangélica São João no Interior de Giruá e parte do Bairro Canova na cidade de Giruá.

Objetivos

- Aplicar a música em sala de aula, como instrumento de ensino/aprendizagem, oportunizando ao aluno a desinibir-se, refletindo sobre a vivência de valores éticos e morais;
- Conhecer, apreciar e respeitar a variedade de estilos e culturas musicais e suas influências na sociedade;
- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
- Proporcionar momentos de integração de alunos com a comunidade através da música.

Comunidade de Aprendizagem

Estão envolvido neste projeto alunos do Grupo AME, professores, estagiária, equipe diretiva, funcionários da escola, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Comunidade Quilombola Correa do Distrito de São Paulo das Tunas, Comunidade Alemã do Distrito de Boca da Picada, Parte do Bairro Canova, CTG, pessoas com conhecimento musical, Comunidade em Geral...

Articulação com o currículo

- Conhecer o Território escolhido (Distritos, Bairro, localização); - Confecção de painéis; - Culturas Musicais “estilos, e outras curiosidades”; Música nos idiomas e ritmos que apareceram na investigação (Português, Espanhol, Inglês, Africano, Alemão); - Analisar letras de músicas; - Instrumentos musicais usados em outras culturas musicais; - Sistema Monetário Brasileiro; - Culinária, influência cultural... Meio ambiente... - Ensaio das músicas para a II Noite Cultural (Músicas, Ginastrada e Dança); - Organização da II Noite Cultural; Convite para II Noite Cultural; - Serenatas convidando o Bairro para II Noite Cultural; - Enviar convites às autoridades e as lideranças das comunidades envolvidas; - Apresentação de Canções, coreografia, dança cultural (Música cantada nos cinco idiomas mencionados, e em seis ritmos diferentes: samba, salsa, batuque, rock, bandinha e vaneira) e ginastrada durante a II Noite Cultural da EMEF Canova.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Dentre muitas sugestões levantadas pelos alunos optamos em investigar a influência da música em culturas diferentes. Escolhemos então o território a ser investigado, o qual já foi mencionado, onde foi feito a seguinte pergunta investigativa: Qual é a influência da música na vida das pessoas? Obtivemos diversas respostas, mas percebemos que mesmo em culturas diferentes a música exerce as mesmas influências. Decidiu-se em trabalhar as culturas musicais citadas na investigação. Os alunos demonstraram muito interesse em desenvolver estas atividades, pois foram todas discutidas e decididas coletivamente. Houve grande envolvimento das Comunidades Investigadas e participação da comunidade em geral. Percebeu-se que o Projeto teve grande repercussão.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Canova

Turma
4º e 5º

Número de alunos
25

Educadores
Professores, Estagiária, Equipe Diretiva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Giruá

Cooperativa
SICREDI UNIÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GIRUA

Apoiadores
Alunos do 6º, 7º e 8º anos. SMEC, Direção, Comunidade do Bairro, CTG, Comunidade Quilombola, Comunidade Evangélica São João da Boca da Picada,Comunidade em Geral.

O projeto Aprendendo com Música foi desenvolvido com os alunos do 4º e 5º anos da EMEF Canova. Este ano mudamos o território investigado e foi dado ênfase na influência cultural da música na vida das pessoas. Após a investigação discutimos com os alunos e analisamos toda a expedição e resolvemos trabalhar a cultura musical relatas na expedição. Decidimos então preparar para nossa culminância, ou seja, na II Noite Cultural, uma música em cinco idiomas e seis estilos musicais diferentes: Cultura Brasileira – Samba, Espanhola – Salsa, Africana – Batuque, Americana – Rock, Alemã – Bandinha, Gaúcha – Vaneira. O Grupo AME cantou a música nesses idiomas e ritmos, sendo que para cada cultura um casal tipicamente vestido dançou os ritmos apresentados. Houve melhora na aprendizagem e na disciplina. Percebeu-se mais interesse e responsabilidade por parte dos alunos e participação da Comunidade.

Repercussão na mídia

Fizemos divulgação do Projeto na Rádio Alternativa, juntamente com os alunos, professor e diretora, onde convidamos para nossa II Noite Cultural. Também cantamos algumas músicas com as crianças. Divulgamos o projeto na Imprensa Escrita: Jornal O Butiá, e Jornal Folha Giruaense. Além disso postamos em rede social e fizemos divulgação do evento de culminância do projeto com carro de som pelas ruas da Cidade de Giruá. A repercussão foi tanto que fomos convidados para se apresentar em outros locais, como no Seminário de Educação de Giruá, no Ginásio Municipal na Amostra de Danças, na Programação de Natal do Município na Praça central de Giruá. Também foi apresentado a Dança Cultural na Programação de Natal da EMEF Aládio Ferreira do Distrito de Boca da Picada no Interior de Giruá.
fac. Emef canova ou prof.jairherzog@hotmail.com