Aprendendo com Música na Escola "GRUPO AME"
Pergunta Exploratória
Qual a influência da música na vida das pessoas?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada na Comunidade Quilombola Corrêa no Interior de Giruá, na Comunidade (alemã) Evangélica São João no Interior de Giruá e parte do Bairro Canova na cidade de Giruá.
Objetivos
- Aplicar a música em sala de aula, como instrumento de ensino/aprendizagem, oportunizando ao aluno a desinibir-se, refletindo sobre a vivência de valores éticos e morais;
- Conhecer, apreciar e respeitar a variedade de estilos e culturas musicais e suas influências na sociedade;
- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
- Proporcionar momentos de integração de alunos com a comunidade através da música.
Comunidade de Aprendizagem
Estão envolvido neste projeto alunos do Grupo AME, professores, estagiária, equipe diretiva, funcionários da escola, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Comunidade Quilombola Correa do Distrito de São Paulo das Tunas, Comunidade Alemã do Distrito de Boca da Picada, Parte do Bairro Canova, CTG, pessoas com conhecimento musical, Comunidade em Geral...
Articulação com o currículo
- Conhecer o Território escolhido (Distritos, Bairro, localização); - Confecção de painéis; - Culturas Musicais “estilos, e outras curiosidades”; Música nos idiomas e ritmos que apareceram na investigação (Português, Espanhol, Inglês, Africano, Alemão); - Analisar letras de músicas; - Instrumentos musicais usados em outras culturas musicais; - Sistema Monetário Brasileiro; - Culinária, influência cultural... Meio ambiente... - Ensaio das músicas para a II Noite Cultural (Músicas, Ginastrada e Dança); - Organização da II Noite Cultural; Convite para II Noite Cultural; - Serenatas convidando o Bairro para II Noite Cultural; - Enviar convites às autoridades e as lideranças das comunidades envolvidas; - Apresentação de Canções, coreografia, dança cultural (Música cantada nos cinco idiomas mencionados, e em seis ritmos diferentes: samba, salsa, batuque, rock, bandinha e vaneira) e ginastrada durante a II Noite Cultural da EMEF Canova.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Dentre muitas sugestões levantadas pelos alunos optamos em investigar a influência da música em culturas diferentes. Escolhemos então o território a ser investigado, o qual já foi mencionado, onde foi feito a seguinte pergunta investigativa: Qual é a influência da música na vida das pessoas? Obtivemos diversas respostas, mas percebemos que mesmo em culturas diferentes a música exerce as mesmas influências. Decidiu-se em trabalhar as culturas musicais citadas na investigação. Os alunos demonstraram muito interesse em desenvolver estas atividades, pois foram todas discutidas e decididas coletivamente. Houve grande envolvimento das Comunidades Investigadas e participação da comunidade em geral. Percebeu-se que o Projeto teve grande repercussão.