Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

No Circo tem palhaço? Tem sim senhor Levar as crianças ao circo foi uma ideia muito boa, pois além de divertir as crianças, traz o interesse e o incentivo para uma boa cultura que é a arte circense.”
Karina Aparecida de Lima, mãe de aluno | responsável
Pergunta Exploratória

O que temos de divertido no circo?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na cidade de Tupãssi, no centro de convivência João Paulo II, onde se realiza o projeto do circo Araré. As crianças assistiram ao show de palhaços, malabaristas e contorcionistas realizado no Dia do Circo, que é comemorado no dia 27 de março.

Objetivos

Estimular a curiosidade e a autonomia, tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, expressando ideias e sentimentos, e proporcionando
seu desenvolvimento cultural.

Comunidade de Aprendizagem

Convidamos os palhaços do circo Araré para um momento de diversão e interação com as crianças na escola, onde puderam brincar e vivenciar a linguagem corporal e gestual através de diferentes brincadeiras circenses como truques de malabarismo.

Articulação com o currículo

Corpo e Movimento: Brincar de circo com brincadeiras de diferentes formas em diferentes espaços, trabalhando equilíbrio com a manipulação de objetos de malabares. Linguagem Musical: Gêneros Musicais, ritmo, dança, utilizando músicas e cantigas infantis. Linguagem Cênica: Organização da ação dramática, caracterização de personagens e cenário. Apresentação cultural com canto e dança.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Rubens Fávaro

Diretor
Márcia Aparecida Gottardi Krebs

Turma
Atividade Complementar Infantil 5

Número de alunos
30

Educadores
Delacir Paiano Amancio e Sônia Ginez
Valentim Bozaski

Estado
Paraná

Município
Tupãssi

Cooperativa
SICREDI PROGRESSO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TUPASSI

Apoiadores
Circo Araré

Assessoria Pedagógica
Rosemere Neiva Poersch
Ver a alegria e o sorriso das crianças com esse projeto foi maravilhoso. O momento de interação com os palhaços foi surpreendente.
Algumas crianças sentiram medo do palhaço, mas, aos poucos foram se sentindo à vontade e começaram a brincar e a se aproximar cada vez mais dos divertidos convidados.”
Delacir Paiano Amancio | Professor(a)