A FAZENDINHA
“ Depoimento do Veterinário:
“Agradeço o convite recebido pra falar um pouco sobre os animais para as crianças. Para mim foi um desafio interessante, e é sempre bom sair da zona de conforto e alçar novos desafios. Adorei a participação dos alunos e acredito que consegui passar a eles o que eu pretendia. Uma ótima experiência!
Médico Veterinário: Julierme Aparecido de Carvalho | responsável
Pergunta Exploratória
O QUE VOCÊS MAIS GOSTAM DESTE LUGAR?
Expedição Investigativa
No dia 18 de abril de 2018, as 8 horas da manhã, foi realizado nossa expedição investigativa com a turma do Maternal I, no Sitio São Marcelo, situado na região do Distrito de Graciosa. Durante o percurso, as crianças observavam atentamente o ambiente em que passavam com ônibus. Chegando ao local, fomos recebidos pelos donos do local, as crianças estavam alegres e curiosas.
Os donos do local foram mostrar o pequeno sitio, onde as crianças tiveram o primeiro contato por um filhote de cachorro. Após isso, fomos caminhando por um pequeno trajeto, encontrando porcos, galos, galinhas, bezerros, vacas, cavalo, gato, borboletas, pássaros e peixes. Durante esse trajeto, alguns alunos pegavam ou acariciavam esses animais. Houve passeio de cavalo. Trataram os peixes com ração. E durante a visita faziam pequenas perguntas.
Objetivos
Induzir as crianças a vivenciarem e explorarem os animais que vivem na fazendinha, bem como observar e compreender as diversidades, características e utilidade deles para o meio rural, por meio de contato visual, praticas pedagógicas e recreativas.
Comunidade de Aprendizagem
Médico Veterinário: Julierme Aparecido de Carvalho
- Conhecer a alimentação dos animais e o seu habitat?
Dona de casa: Dona Veraldina, vó de uma aluna da turma do Maternal I
- Compreender como é feito o iogurte caseiro usando o leite da vaca, e quais são as utilidades do leite no dia a dia.
Articulação com o currículo
CURRÍCULO ARTICULADO
LINGUAGEM ORAL: Histórias, roda de conversa, leitura de imagens;
MATEMÁTICA: Cores, formas, tamanho, quantidades, contagem;
ARTES VISUAIS: Colar, texturas, pintar, rasgar, bem como exploração de diversos materiais;
MÚSICA E MOVIMENTO: Participação em situações que integrem músicas e movimentos corporais. Participação em brincadeiras e jogos que envolvam músicas e ritmos.
NATUREZA E SOCIEDADE: Contato com pequenos animais e observação do meio e paisagem natural: animais
IDENTIDADE E AUTONOMIA: Participação em jogos de imitação, de regras e brincadeiras direcionadas.