Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECER O MEU LUGAR
Pergunta Exploratória

“O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO SOBRE O QUE TEM EM VOLTA DO CMEI?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa realizada no dia 08 de agosto de 2018 aconteceu a partir de uma aula de campo no entorno da escola, o principal objetivo era a identificação de elementos naturais e elementos urbanos, a mistura destes elementos e as características particulares de cada uma deles. As crianças tiveram a possibilidade de tirarem fotos do que os olhos delas podiam enxergar e perceber este entorno.

Objetivos

DISTINGUIR OS ELEMENTOS DA FAUNA E FLORA E OS ELEMENTOS PRODUZIDOS PELO HOMEM, COMO CASAS E MATERIAIS CONCRETOS.
• DIFERENCIAR ELEMENTOS RURAIS E URBANOS.
• IDENTIFICAR ELEMENTOS QUE COMPÕE A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA, ENTRE ELES A RELEVÂNCIA DO TRABALHO HUMANO PARA ESSA ATIVIDADE;
• ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE CONHECER MEDIDAS DE COMPRIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO;
• RECONHECER QUANTIDADES, PESOS E MEDIDAS PARA CONSTRUIR UMA CASA;
• VIVENCIAR A EXPERIÊNCIA CONSTRUIR DESENHOS E MAQUETES PRÉVIOS DE CONSTRUÇÃO DE CASAS;
• ADAPTAR SUA PARTICIPAÇÃO, VALOR E IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CASA;

Comunidade de Aprendizagem

DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO AS PROFESSORAS MÁRCIA VIEIRA REGENTE DA TURMA DO P5A E A PROFESSORA VÂNIA TERRA APOIO PEDAGÓGICO DO ALUNO RAMON CONTRIBUÍRAM EM TODOS OS MOMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADES INTERNAS E EXTERNAS QUE ACONTECERAM DURANTE O PROJETO, SÓ ASSIM FOI POSSÍVEL A VIABILIDADE E CONCLUSÃO DO TRABALHO, NOSSO IMENSO AGRADECIMENTO POR TODA DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS.
NO DIA 07 DE NOVEMBRO REALIZAMOS UMA VISITA AO MUSEU PADRE CARLOS WEISS ONDE FOI POSSÍVEL CONHECER A HISTÓRIA DE LONDRINA, CICLO DO CAFÉ, O PERCURSO ATÉ O MUSEU E AINDA A MOBILIDADE URBANA, AMPLIANDO A VISÃO DO MICRO PARA O MACRO DO TERRITÓRIO. CONTAMOS COM A PARCEIRA DA HISTORIADORA BIANCA.

Articulação com o currículo

MUNDO FÍSICO E NATURAL
MUNDO SOCIAL
LINGUAGEM MATEMÁTICA


Ficha Técnica
Escola
CMEI VANDERLAINE APDA RODRIGUES RIBEIRO

Turma
P5A

Número de alunos
18

Educadores
PREFEITURA DE MUNICIPAL DE LONDRINA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME

Estado
Paraná

Município
Londrina

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LONDRINA TIRADENTES

Apoiadores
BIANCA BIANCIN
MARCIA VIEIRA DOS SANTOS
VÂNIA TERRA

Durante todas as fases as crianças mostraram-se interessadas, pois tiveram a oportunidade de participar efetivamente do projeto, sair da escola e passear, ter oportunidade de segurar uma câmera fotográfica e fotografar o que mais lhe interessava provocou bastante interesse e promoveu muitas de suas falas do que foi observado. A produção do jacaré que cada um pôde levar para casa proporcionou conexão do início do projeto à sua culminância. Assim, consideramos (professora regente e professora de apoio) o projeto como significativo e extremamente relevantes para o desenvolvimento das crianças diante de sua proposição em promover o reconhecimento do mundo social que as cercam.