CONHECER O MEU LUGAR
Pergunta Exploratória
“O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO SOBRE O QUE TEM EM VOLTA DO CMEI?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa realizada no dia 08 de agosto de 2018 aconteceu a partir de uma aula de campo no entorno da escola, o principal objetivo era a identificação de elementos naturais e elementos urbanos, a mistura destes elementos e as características particulares de cada uma deles. As crianças tiveram a possibilidade de tirarem fotos do que os olhos delas podiam enxergar e perceber este entorno.
Objetivos
DISTINGUIR OS ELEMENTOS DA FAUNA E FLORA E OS ELEMENTOS PRODUZIDOS PELO HOMEM, COMO CASAS E MATERIAIS CONCRETOS.
• DIFERENCIAR ELEMENTOS RURAIS E URBANOS.
• IDENTIFICAR ELEMENTOS QUE COMPÕE A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA, ENTRE ELES A RELEVÂNCIA DO TRABALHO HUMANO PARA ESSA ATIVIDADE;
• ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE CONHECER MEDIDAS DE COMPRIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO;
• RECONHECER QUANTIDADES, PESOS E MEDIDAS PARA CONSTRUIR UMA CASA;
• VIVENCIAR A EXPERIÊNCIA CONSTRUIR DESENHOS E MAQUETES PRÉVIOS DE CONSTRUÇÃO DE CASAS;
• ADAPTAR SUA PARTICIPAÇÃO, VALOR E IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CASA;
Comunidade de Aprendizagem
DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO AS PROFESSORAS MÁRCIA VIEIRA REGENTE DA TURMA DO P5A E A PROFESSORA VÂNIA TERRA APOIO PEDAGÓGICO DO ALUNO RAMON CONTRIBUÍRAM EM TODOS OS MOMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADES INTERNAS E EXTERNAS QUE ACONTECERAM DURANTE O PROJETO, SÓ ASSIM FOI POSSÍVEL A VIABILIDADE E CONCLUSÃO DO TRABALHO, NOSSO IMENSO AGRADECIMENTO POR TODA DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS.
NO DIA 07 DE NOVEMBRO REALIZAMOS UMA VISITA AO MUSEU PADRE CARLOS WEISS ONDE FOI POSSÍVEL CONHECER A HISTÓRIA DE LONDRINA, CICLO DO CAFÉ, O PERCURSO ATÉ O MUSEU E AINDA A MOBILIDADE URBANA, AMPLIANDO A VISÃO DO MICRO PARA O MACRO DO TERRITÓRIO. CONTAMOS COM A PARCEIRA DA HISTORIADORA BIANCA.
Articulação com o currículo
MUNDO FÍSICO E NATURAL
MUNDO SOCIAL
LINGUAGEM MATEMÁTICA