Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A TRANSFORMAÇÃO DA LAGARTA
Pergunta Exploratória

Como a lagarta sendo o animal menor conseguiu entrar no pêssego?

Expedição Investigativa

Iniciamos a expedição investigativa no Laboratório de Informática na Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo, acompanhados pela Coordenadora dos Projetos Professora Esp. Eliene Xavier de Lima. Foi realizada no mês de agosto. Foi dividida a turma em cinco grupos, onde cada grupo era responsável em pesquisar sobre um animal dos quais aparecem na história, e cada grupo tinha como tarefa preencher a fica técnica dos animais. Coletamos todos os dados necessários.

Objetivos

Entender o processo de transformação da Lagarta e incentivar a pesquisa através de variados meios de informações de acordo com a curiosidade do aluno.

Comunidade de Aprendizagem

Professora, alunos, comunidade escolar, pais, comunidade;

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Frases e textos/relatórios, ortografia, sinais de pontuação e acentuação gráfica.
Matemática: Medidas de Comprimento, medidas de Massa, Medidas de Tempo, Adição, Subtração e multiplicação.
Ciências: Animais Vertebrados e Invertebrados, Animais Doméstico e selvagem, Habitat dos animais, Reprodução e desenvolvimento dos animais, A metamorfose, preservação do meio ambiente.
Artes: Desenhos dirigidos e livres, recorte colagem de gravuras e desenhos xerocopiados, confecções de cartazes, pintura, modelagem e música.
Geografia/ História: Estações do ano, tipos de moradia, Escola, Vegetação, Clima, Relevo História do Município.
Pesquisa no laboratório de informática;
Leitura de textos teóricos e informativos;
Ficha Técnica dos animais;
Construção de cartazes;
Desenhos e Modelagem do processo de transformação da lagarta;
Trabalhos de pesquisa em grupo;
Exposição dos trabalhos na Feira Cientifica.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em diálogo com os alunos onde foi apresentado três temas para votação. O tema foi escolhido por aclamação do voto.

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Schiavinato

Turma
2º ANO B

Número de alunos
17

Educadores
ZÉLIA BARBOSA GONÇALVES

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Professora e monitora da sala de aula, coordenadora Pedagógica da escola, Coordenadora dos Projetos, Diretora e Professora da Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo, Motorista do transporte escola, Vigia e zelador da escola, Merendeiras e apoio Educacional da escola, alunos e pais, SICREDI-MT.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otília Colossi
Os objetivos foram alcançados com sucesso. Concluímos que este projeto superou toda nossa expectativa. No decorrer dos trabalhos, coleta de dados, leituras e observação através da internet foi possível ir além do esperado. A construção do conhecimento em relação ao tema não foi só por parte dos alunos, todos os envolvidos puderam aprender o processo de transformação da lagarta de forma cientifica quebrando paradigmas construídos culturalmente. Através dos Vídeos que assistimos pudemos certificar que a lagarta que ataca os frutos é diferente das que transformam em borboletas.
ZÉLIA BARBOSA GONÇALVES | Professor(a)