A TRANSFORMAÇÃO DA LAGARTA
Pergunta Exploratória
Como a lagarta sendo o animal menor conseguiu entrar no pêssego?
Expedição Investigativa
Iniciamos a expedição investigativa no Laboratório de Informática na Escola Municipal Rodolfo Trechaud Curvo, acompanhados pela Coordenadora dos Projetos Professora Esp. Eliene Xavier de Lima. Foi realizada no mês de agosto. Foi dividida a turma em cinco grupos, onde cada grupo era responsável em pesquisar sobre um animal dos quais aparecem na história, e cada grupo tinha como tarefa preencher a fica técnica dos animais. Coletamos todos os dados necessários.
Objetivos
Entender o processo de transformação da Lagarta e incentivar a pesquisa através de variados meios de informações de acordo com a curiosidade do aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos, comunidade escolar, pais, comunidade;
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Frases e textos/relatórios, ortografia, sinais de pontuação e acentuação gráfica.
Matemática: Medidas de Comprimento, medidas de Massa, Medidas de Tempo, Adição, Subtração e multiplicação.
Ciências: Animais Vertebrados e Invertebrados, Animais Doméstico e selvagem, Habitat dos animais, Reprodução e desenvolvimento dos animais, A metamorfose, preservação do meio ambiente.
Artes: Desenhos dirigidos e livres, recorte colagem de gravuras e desenhos xerocopiados, confecções de cartazes, pintura, modelagem e música.
Geografia/ História: Estações do ano, tipos de moradia, Escola, Vegetação, Clima, Relevo História do Município.
Pesquisa no laboratório de informática;
Leitura de textos teóricos e informativos;
Ficha Técnica dos animais;
Construção de cartazes;
Desenhos e Modelagem do processo de transformação da lagarta;
Trabalhos de pesquisa em grupo;
Exposição dos trabalhos na Feira Cientifica.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em diálogo com os alunos onde foi apresentado três temas para votação. O tema foi escolhido por aclamação do voto.