Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Horta Suspensa na Escola
Pergunta Exploratória

Como aproveitar o pouco espaço que temos no Centro de Educação Infantil Flor de Romã?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no dia vinte e seis de junho de dois mil e dezoito na Horta Hidropônica do senhor Edmar, próximo a cidade em Araputanga Mato Grosso. Onde as professoras, Coordenadora pedagógica Agda, Eliene, o motorista e as crianças tiveram um passeio divertido e muito agradável. As crianças apesar de serem muitos pequenas, demostraram curiosidades e entusiasmo com tudo que viram, apontando o dedinho, balbuciando algo e sorrindo. Ficaram encantados com a quantidade de verduras, pegaram algumas, levaram à boca, mexeram na água, se divertiram.
A socialização foi a metodologia escolhida, pois foi realizada com todas as salas envolvidas no projeto, onde a cooperação foi imprescindível para a realização das tarefas propostas.

Objetivos

Oportunizar a conscientização da preservação do meio ambiente através da contação de histórias, músicas, vídeos e a construção de uma horta suspensa que propiciem o aprendizado de forma significativa, onde ocorrerá o contato com a terra, as hortaliças, a natureza, a água, usando material reciclado. Reeducando e estimulando um estilo de alimentação saudável, incentivando e ensinando os alunos a consumir hortaliças e legumes de boa qualidade e procedência conhecida, mostrando a importância destes para a nossa saúde e no desenvolvimento da aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Envolveu toda comunidade escolar, professores, alunos, coordenadora, funcionários, pais e convidados.
A funcionária Maura nos ofertou uma vasilha já plantada com salsinhas e ensinou como faz as mudas, o senhor Edmar também ensinou como faz o plantio da alface e rúcula, e ainda nos forneceu alface para o almoço, os pais das crianças trouxeram as garrafas pets e algumas sementes para o plantio, a professora Ana e Genilza buscou recicláveis no lixo próximo ao CEI. As professoras envolvidas no projeto desenvolveram atividades voltadas para o projeto além das atividades de rotina. Enfim direto ou indiretamente todos colaboraram para a realização deste projeto.

Articulação com o currículo

Foram envolvidos todos os eixos temáticos da educação Infantil/ fase berçário. Como Linguagem oral e escrita, Identidade e autonomia, Artes visuais, Movimento, Música, Matemática e Natureza e Sociedade. O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar; com diálogo, brincadeiras e trabalhos em grupo, Trabalhando a coordenação motora fina da criança;
Proporcionando a manipulação do plantio de hortaliças;
Ensinando sobre educação ambiental de forma lúdica;
Desenvolvendo a cooperação e respeito ao outro. Foram trabalhados, Socialização, leitura de
histórias, nomes das crianças, números, texturas, formas, músicas, mímicas, brincadeiras diversas, preparação de chás com as ervas que foram plantadas pelas crianças. Utilização de cheiro verdes nas refeições. Valorização do intercâmbio de conhecimentos e de experiência entre aluno e comunidade;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do projeto foi sugerido pela professora Ana Serafim e aprovado em diálogo com as demais professoras, coordenadora e os pais dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Flor de Romã

Diretor
Agda Rios Rodrigues Silvério

Turma
Maternal I-II-III-IV e V

Número de alunos
54

Educadores
Ana Serafim dos Reis, Agda Rios.R.Silvério, Genilza Aparecida Gonçalves, Lusmar Moreira.A.Santana e Rosânia Aparecida Alencar

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Envolveu toda comunidade escolar, professores, alunos, coordenadora, funcionários, pais e convidados.
A funcionária Maura nos ofertou uma vasilha já plantada com salsinhas e ensinou como faz as mudas, o senhor Edmar também ensinou como faz o plantio da alface e rúcula, e ainda nos forneceu alface para o almoço, os pais das crianças trouxeram as garrafas pets e algumas sementes para o plantio, a professora Ana e Genilza buscou recicláveis no lixo próximo ao CEI. As professoras envolvidas no projeto.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otília Colosso
Este trabalho mostrou também como é possível proporcionar uma aproximação entre os alunos e o ambiente promovendo atitude de respeito e cuidado com o mesmo, e incorporar a ideia de sustentabilidade. O projeto trouxe o estímulo ao senso de exploração, de criatividade, de participação e a interação social aos alunos. Além dos alunos que tiveram contato direto com o ambiente de uma forma sustentável é notório a participação e o empenho dos alunos e de outros membros da escola com interesse de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, colocando-os em prática nas suas próprias casas juntamente com os seus familiares.
Ana Serafim dos Reis | Professor(a)