A beleza da Primavera.
Pergunta Exploratória
Quais são as flores que mais se destacam na primavera?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no II semestre. Os alunos observaram no jardim ou quintal de suas residências o crescimento e florescimento de algumas plantas, como roseiras, orquídeas, cravos, ipês, entre outras.
No percurso do caminho de casa à escola, observaram a presença de lindos pés de ipês e também de lindos pés de acácia-amarela, ambos floridos, que embelezam a paisagem da nossa cidade. E, também realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o assunto em estudo.
Em sala de aula, os alunos confeccionaram lindas flores em papel crepom e realizaram pinturas de flores e árvores com cotonetes, onde seus trabalhos foram utilizados na decoração da escola como forma de darmos boas vindas a esta estação mais colorida do ano. Os alunos também apresentaram uma linda peça de teatro com ênfase na primavera e também ressaltando os cuidados que...
Objetivos
Conhecer as flores que mais se destacam na estação da Primavera.
Comunidade de Aprendizagem
Cooperação do Sr. Willie Douglas Martes Ferreira – Secretário da Semadur. Professoras: Adeuza Pereira Gomides, Maria Cristina Santos de Campos e Silvana Bento de Melo Couto na doação de materiais pedagógicos. Participação da mãe Maria Verônica de Oliveira e da Coordenadora local Eliene Xavier de Lima processo de visitação in loco. Houve também a cooperação da Professora Rosa Amparo Merino.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Leitura informativa: Artigo de revista; Produção de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia; Numeral; Sinais de pontuação; Adjetivo; Gêneros textuais: Poesia, Música e Textos informativos. Matemática: Preservando a Natureza: Construção de gráficos e tabelas; Medidas de Tempo / Comprimento; Frações e Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza:; O ser humano e o ambiente; Prejuízos do desmatamento; Contaminação da água e do solo; Mudanças climáticas; Busca de informações; Residências dos alunos, sítios, chácaras, percurso do caminho de casa à escola, livro didático, vídeos educativos, espaço escolar e pesquisa via internet.
Arte: Pintura; Cores; Pintura de serragem; Música; Recorte; Colagem; Quebra-cabeça; Confecção de mural informativo e Dobradura.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após exposição dos trabalhos realizados pelos alunos para decorarem o espaço escolar, foi unânime a decisão pelo tema do projeto: A beleza da Primavera, pois realmente os trabalhos embelezaram e deram mais vida ao ambiente escolar.